Dia Internacional dos Museus

18 a 24 de maio
Morada: Viseu

Em 2020, os Museus Municipais de Viseu celebram o seu Dia Internacional durante 7 dias. De 18 a 24 de maio, há uma agenda repleta de iniciativas e conteúdos digitais, que serão lançados nas redes sociais “Museus de Viseu”, para além de visitas, apresentações, oficinas e roteiros.

 

PROGRAMA

 

18 de maio – 17H00

Lançamento da Imagoteca Municipal do Museu de História da Cidade

Iniciativa do Museu de História da Cidade, o projeto poderá ser consultado no site www.mhcviseu.pt.

Este centro de recursos será dedicado à recolha, arquivo, preservação, digitalização, estudo e divulgação de documentos de imagem representativos da história da Cidade e do Concelho, especialmente de fotografias, mas também postais ilustrados, cartazes e filmes, datados até ao final do século XX.

 

18 de maio – 18H00

Inauguração da exposição “I dreamt your House was a Line”

Iniciativa da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea. Inscrições em https://forms.gle/UbNJuCvbwWByJXaJA.

Instalação de Pedro Cabrita Reis, artista conhecido pelas suas amplas instalações e construções. Os seus materiais, cuja origem o artista resiste a modificar ou dissimular, provêm do mundo do trabalho e da indústria.

A instalação I Dreamt Your House Was a Line, embora dialogando com estruturas edificadas e a linguagem da construção, é simultaneamente uma forma expandida de pintura, em que questões como figura e fundo, gesto, abstração, perceção ótica e corpórea assumem uma escala arquitetónica.

 

De 18 a 24 de maio

Visita livre à exposição “I dreamt your House was a Line”

Iniciativa da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea. Inscrições através de link disponível no Facebook Museus de Viseu.

 

19 de maio – 17H00

Lançamento do catálogo da exposição “Aspetos do Nosso Trajar”

Iniciativa da Casa da Ribeira. O catálogo ficará disponível no site visitviseu.pt.

A exposição temporária, lançada em 2018, ano de “Viseu, Cidade Europeia do Folclore”, assume-se como uma verdadeira homenagem à cultura tradicional e popular da região de Viseu. O lançamento do catálogo será o culminar de um trabalho de parceria com o Museu de Silgueiros, na pessoa do Senhor Inspetor Lopes Pires, dedicado aos aspetos do trajar das gentes da Beira no final do séc. XIX e início de séc. XX.

 

19 de maio

Atividade online “Selfie Artística”

Iniciativa do Museu Almeida Moreira.

Inspirados por retratos que integram a exposição permanente do Museu Almeida Moreira, os participantes são convidados a recriar a sua "selfie" artística, mantendo os elementos representados.

 

De 19 a 23 de maio

Atividade online “Pintar Emoções”

Iniciativa da Casa da Ribeira.

A Casa da Ribeira promove uma oficina que desafia as famílias a pintar, sobre seixos, as personagens de uma história tradicional à escolha. Os KITS com o material necessário podem ser levantados na Casa da Ribeira, a partir do dia 19 à tarde. Nas redes sociais dos “Museus de Viseu” poderá encontrar um vídeo com instruções. Imagens do resultado da história de cada família podem ser remetidas para o contacto de correio eletrónico da Casa da Ribeira, até dia 23. Os trabalhos serão partilhados no final.

 

Dias 19, 21 e 24 de maio - 17H00

Exibição do filme “Viseu, anos 30”

Iniciativa do Museu Almeida Moreira. Inscrições através de contacto com o Museu (232 427 471 ou email museualmeidamoreira@cmviseu.pt). 

Visualização do primeiro filme de promoção turística de Viseu.

Promovido por Almeida Moreira, “Viseu, anos 30”, é uma viagem pela cidade e arredores, destacando os principais monumentos e conjuntos artísticos, bem como costumes e tradições viseenses.

 

Dia 20 e 22 de maio - 17H00

Visita guiada à exposição permanente “Almeida Moreira”

Iniciativa do Museu Almeida Moreira. Inscrições através de contacto com o Museu (232 427 471 ou email museualmeidamoreira@cmviseu.pt). 

Visita guiada à coleção permanente do Museu.

Apresentando a Casa do Soar de Cima e a figura de Almeida Moreira, uma das mais entusiasmantes personagens do século XX viseense, a visita dá a conhecer a sua coleção privada, reflexo do seu gosto eclético e alargado, enquanto colecionador, e do seu notável critério aquisitivo.

 

20 de maio

Lançamento do catálogo “Ícones de Viseu: o despertar do Museu”

Iniciativa do Museu de História da Cidade. O catálogo ficará disponível no site www.mhcviseu.pt.

Lançamento do formato digital do catálogo da exposição “Ícones da História de Viseu: o despertar do Museu”, a primeira exposição do Museu de História da Cidade, que conta a história dos 2500 anos da cidade a partir de um conjunto de objetos singulares.

 

22 de maio

Lançamento dos Storymaps do Polo Arqueológico de Viseu

Iniciativa do PAV. Os Storymaps ficarão disponíveis no site http://www.poloarqueviseu.pt/storymaps/

Projeto de storytelling do PAV que organiza, no tempo e no espaço, um conjunto de informações sobre pessoas, objetos e sítios arqueológicos, que contam histórias sobre o património arqueológico da cidade e região.

 

23 de maio - 10H30

Visita guiada “José Coelho pela cidade”

Iniciativa do PAV. Inscrições através de contacto com o Museu (232 425 388 ou do email casadomiradouro@cmviseu.pt). 

Ao longo da sua vida, José Coelho colecionou descobertas, pesquisas, objetos arqueológicos e um sem número de contendas pela salvaguarda do património local. Este roteiro por Viseu revisita algumas histórias das disputas de José Coelho pela investigação, divulgação e defesa do património da cidade.

 

23 de maio - 15H00

Visita guiada “Era uma vez um Monte Habitado”

Iniciativa do Museu do Quartzo. Inscrições através de contacto com o Museu (232 450 163 ou do email museudoquartzo@cmviseu.pt). 

Visita guiada à exposição “Monte Habitado: viver no Castro de Santa Luzia há 3000 anos” e ao Monte de Santa Luzia.

Viagem pelo Monte de Santa Luzia para conhecer o espaço do antigo castro edificado neste monte e que serviu de mote à exposição temporária que também será visitada.

 

23 de maio – 17H00

Lançamento do catálogo da exposição e projeto "Beira Ilustre", da autoria de Rosário Pinheiro

Este lançamento será emitido em direto, através do Facebook Museus de Viseu.

Um momento para conhecer e explorar melhor algumas das personagens retratadas na exposição “Beira Ilustre”, bem como a génese deste projeto, com transmissão em direto através do Facebook Museus Municipais.

 

23 de maio

Oficina criativa “Aqui costura-se em linho!”

Iniciativa do Museu do Linho de Várzea de Calde. Inscrições através de contacto com o Museu (232 911 004 ou do email museu.varzea@cmviseu.pt). 

Elaboração de uma máscara de proteção individual em algodão, com junção de alguns elementos em linho. Cada participante deverá fazer-se acompanhar de agulha, linhas, dedal e tesoura, para evitar a partilha de objetos.

 

24 de maio – 10H30

Roteiro “Viseu ao tempo de Almeida Moreira”

Iniciativa do Museu Almeida Moreira. Inscrições através de contacto com o Museu (232 427 471 ou email museualmeidamoreira@cmviseu.pt). 

Uma viagem pela cidade-jardim descobrindo monumentos, praças e recantos, onde se sente, ainda hoje, a marca deixada pelo visionário Almeida Moreira. Ao longo do percurso, são mostradas imagens (ou outros apontamentos) relacionadas com os locais a apresentar.

 

24 de maio – 15H00

Visita guiada à exposição “Beira Ilustre”

Iniciativa do Museu Almeida Moreira. Inscrições através de contacto com o Museu (232 427 471 ou email museualmeidamoreira@cmviseu.pt). 

A partir de ilustrações da autoria de Rosário Pinheiro, são apresentadas figuras ilustres da Beira como Viriato, Infante D. Henrique, Capitão Almeida Moreira, Ana de Castro Osório, Almeida e Silva, Hilário, entre tantos outros.

 

24 de maio – 16H

Visita guiada “Conhecer a Cava”

Iniciativa do PAV. Inscrições através de contacto com o Museu (232 425 388 ou do email casadomiradouro@cmviseu.pt). 

Visita pelo mais emblemático dos sítios arqueológicos de Viseu. Ao longo do passeio ficamos a conhecer o monumento, a história da sua relação com a cidade e as diferentes propostas de interpretação para este que é um dos maiores enigmas da Arqueologia nacional.