Voltar

“Ao tempo de Almeida Moreira – Habitar os/nos séculos XIX e XX” é tema do novo congresso do projeto “Habitar [Património] Viseu”

O projeto “Habitar [Património] Viseu” promove o congresso “Ao tempo de Almeida Moreira – Habitar os/nos séculos XIX e XX”, de 18 a 20 de maio.

O Capitão Francisco António de Almeida Moreira é uma figura incontornável na história contemporânea viseense e um marco na cultura, criatividade e promoção de Viseu. Homem multifacetado e dedicado a vários ofícios, Almeida Moreira foi militar de carreira, professor do Liceu, autarca, investigador e museólogo, dirigente desportivo e associativo, organizador de eventos, viajante, colecionador de arte e artista amador. Contribuiu, em grande parte, para o desenvolvimento da cidade e para a valorização das suas tradições, “ajardinando” Viseu com grandes obras que ainda hoje são marcos identitários da cidade como, por exemplo, o Parque do Fontelo e o Painel de Azulejos de Joaquim Lopes, no Rossio.

A iniciativa, que integra as comemorações do centenário do Museu Nacional Grão Vasco, terá lugar neste espaço, a 18 de maio, e na Escola Superior de Educação de Viseu, dias 19 e 20.

Tomando como espaço temporal os séculos XIX e XX, cerca de duas dezenas de oradores partilham as suas experiências e investigações em torno deste período histórico de transição, marcado pela alteração de paradigmas e pela construção e afirmação de identidades urbanas.

A inscrição no Congresso é gratuita e deve ser formalizada através do email info@projectopatrimonio.com. As inscrições poderão ser realizadas até dia 8 de maio.

A participação nas atividades associadas, indicadas no programa integral, podem requerer marcação prévia ou aquisição de bilhete, pelo que estas questões deverão ser tratadas juntos das respetivas entidades promotoras.

Mais informações aqui.

Programa integral do Congresso