Voltar

Viseu, Cidade Europeia do Folclore promove-se na BTL

80 momentos, cinco tecnologias interativas “made in Viseu”, 10 grupos musicais de folk e folclore e novidades da Feira de São Mateus seguem para a maior feira de turismo nacional

*PROGRAMA COMPLETO DO STAND DE VISEU 

Viseu marcará presença pelo terceiro ano consecutivo, com stand próprio, na maior feira de turismo nacional, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. O certame arranca já no próximo dia 28 de Fevereiro, estendendo-se até 4 de Março.

Nesta edição, Viseu apresenta-se como a “Cidade Europeia do Folclore”, levando na bagagem uma agenda de 80 micro-eventos recheada de tradições e cultura popular do concelho. Município e Viseu Marca são as promotoras da iniciativa, contando com mais de duas dezenas de parceiros locais e alguns dos “Embaixadores de Viseu”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta participação será uma grande montra de promoção de Viseu enquanto cidade de eventos e destino cultural. A aposta realizada em 2016 e 2017 deu frutos, como demonstram os indicadores turísticos. Conquistámos um lugar que não queremos perder.”

Num stand renovado com 144 metros quadrados, no Pavilhão 2 da FIL, serão apresentados atributos turísticos, culturais, gastronómicos e vinhateiros de Viseu, mas também a agenda de eventos da cidade em 2018, com especial destaque para o festival EUROPEADE e a Feira de São Mateus, que revelará fora de portas novidades do cartaz com a presença de artistas. Serão 45 horas de programação.

A inovação e tecnologias interativas “made in Viseu” estarão em especial destaque e com algumas novidades. Viseu revela na BTL o projeto “Immersive Viseu” (criação encomendada a João Dias) e o “Magic Mirror”, tecnologia que permitirá aos visitantes experimentar virtualmente trajes típicos de folclore da região. O TOMI, o projeto V!KE e o VISEU 360º completam o cabaz high-tech da Cidade de Viriato.

Como extensão do seu stand, Viseu apresenta ainda em parceria com a Organização da BTL, a Fundação AIP, o “Palco EUROPEADE”, situando entre os pavilhões 3 e 4, por onde passarão não apenas todos os grupos de folclore convidados do Município como vários outros de todas as regiões do país.

“Viseu na BTL vai, mais uma vez, marcar a história da BTL”, declarou o Vereador da Cultura e Turismo do Município de Viseu, Jorge Sobrado. “Levaremos um cabaz de surpresas e inovações irresistíveis, uma agenda dinâmica, muitas vezes irreverente, mas sobretudo talentos. Faremos sentir aos visitantes a atratividade da ‘Melhor Cidade para Viver’ e o charme da nossa cultura”.

Nos cinco dias do certame, será dada uma ênfase temática especial: no primeiro dia (28/02) toma o palco a “Cidade Europeia do Folclore”; no segundo (01/03), ganhará destaque o Linho de Várzea de Calde; o terceiro dia (02/03) será dedicado aos 2500 anos da Cidade de Viriato; no quarto (03/03), Viseu será “Cidade de Eventos” e da Feira de São Mateus; no último dia (04/04), a promoção elege a “Cidade Jardim” como mote.

Em Lisboa serão ainda apresentadas surpresas da Feira de São Mateus 2018. Depois de já ter revelado quatro grandes nomes para a edição deste ano ? Maria Rita, Ana Moura, Rui Veloso e Xutos & Pontapés ?, a guardiã das feiras populares do país vai levantar o véu de um novo conjunto de espetáculos (com a presença de artistas) e do novo bairro da restauração.

Para além do “Linho de Várzea de Calde” e do projeto em curso da sua valorização e promoção, Viseu colocará na sua agenda outras tradições relevantes como as Flores de Namorado de Fragosela, as Cavalhadas de Vildemoinhos e de Teivas e as rendas de bilros de Farminhão, e produtos locais de excelência como os vinhos do Dão, a broa de Vildemoinhos, o queijo de Povolide, as avelãs de Viseu e a doçaria regional.

Os momentos gastronómicos estarão confiados uma vez mais a Diogo Rocha, Chef da Mesa da Lemos e “Embaixador de Viseu”, e a Luís Almeida (Chef do Dux Palace, Taberna da Adega e QB Bistrô Saudável), entre outros Chefs de Viseu.

No plano musical passarão por “Viseu na BTL” nomes como os Musicando, os Girafoles, os Tranglomango e Carlos Peninha, mas também grupos folclóricos como os Ranchos do Mundão e de Verde Gaio de Lordosa, o Grupo de Cantares de Várzea de Calde e o Grupo de Cavaquinhos de Passos de Silgueiros.

A agenda completa de Viseu na BTL será publicada em www.visitviseu.pt e o evento vai poder ser acompanhado, em tempo real, através das redes sociais do Visit Viseu, no Facebook, no Instagram e no Youtube.