Voltar

Feira de São Mateus é distinguida com Prémio “Portugal Cinco Estrelas”

Inquérito a 270 mil portugueses declara certame de Viseu “Ícone de Referência Nacional”, na categoria de Festas, Feiras e Romarias

A Feira de São Mateus foi ontem galardoada, em Lisboa, com o Prémio “Portugal Cinco Estrelas”. Segundo a votação de mais de 200 mil consumidores, a “Guardiã das Feiras Populares” é hoje “Ícone de Referência Nacional”, na categoria de Festas, Feiras e Romarias.

No todo nacional, incluindo as regiões autónomas, apenas 7 eventos do país conseguiram alcançar o número mínimo de votos para aceder a uma distinção.

Em termos quantitativos, o prémio significa que num inquérito realizado a nível nacional, envolvendo mais de 200 mil consumidores, 11 por cento dos portugueses elegeram de forma espontânea a Feira de São Mateus na sua categoria, uma vez que estava em causa uma pergunta de resposta aberta, sem opções previamente apresentadas.

O projeto Portugal Cinco Estrelas identifica, junto de consumidores dos vinte distritos do país, produtos, serviços e marcas que se destacam pelo seu interesse e valor nacional. O objetivo da iniciativa é dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal e em cada região, segundo uma lógica distrital.

A Feira de São Mateus integra o painel de Festas, Feiras e Romarias de referência no país, junto de eventos como as Festas de São João e Santo António, no Porto e em Lisboa.

Além da Feira de São Mateus, o distrito de Viseu conquistou outras cinco distinções: o Museu do Caramulo, a Serra do Caramulo, a Casa Viva, o Palácio do Gelo e o CityGym.