Voltar

19º Festival de Teatro de Viseu arranca esta sexta-feira e tem cartaz com 27 espetáculos

Iniciativa junta em competição grupos de todas as idades, de escolas e associações do concelho, nos Auditórios Mirita Casimiro e IPDJ

É já esta sexta-feira, dia 11 de maio, que os Auditórios Mirita Casimiro e do IPDJ, em Viseu, abrem portas e dão palco à 19ª edição do Festival de Teatro.

Em 2018, a iniciativa municipal, que apoia o fomento das artes cénicas no concelho, apresenta um cartaz com 27 peças de teatro, que ganham corpo e voz por grupos de escolas, associações culturais e outras instituições de Viseu. No total, são 287 atores e atrizes envolvidos neste Festival, cujo programa se prolonga até ao dia 10 de junho.

Todos os grupos que integram o cartaz, assim como as peças que apresentam, estarão, pela primeira vez, em competição, independentemente da faixa etária dos seus elementos. Este ano, e após o alargamento do acesso a todos os grupos com atividade teatral no concelho, serão quatro os grupos que deixam de ser “convidados” e entram na disputa pelos prémios atribuídos.

“Mamma Mia Musical”, do grupo Visiunarte Ateliês, será a peça que estreia esta 19ª edição do Festival. Subirá ao palco do Auditório do IPDJ esta sexta-feira, pelas 21H30. Já no sábado, dia 12, será no Auditório Mirita Casimiro que terá lugar a peça “Aquário na Gaiola”, da AJAPA (Associação Juvenil Azeredo Perdigão – Abraveses), pelas 21H30.

Os grupos participantes concorrem assim aos prémios de “Melhor Peça”, “Melhor Interpretação Feminina” e “Melhor Interpretação Masculina”, em categorias distintas, de natureza escolar e associativa. Será ainda atribuído o “Prémio Revelação – Festival de Teatro de Viseu 2018”.

Os bilhetes podem ser adquiridos juntos dos grupos de teatro ou no próprio dia e local da realização das peças.

Toda a programação do Festival de Teatro de Viseu pode ser consultada AQUI

O Festival de Teatro de Viseu é uma iniciativa anual organizada pela Câmara Municipal de Viseu. O apoio, a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral pelos grupos integrados nas Associações e Escolas do Município; a descoberta de novos valores no e para o teatro; a fidelização e criação de públicos diversificados sensibilizando-os para a importância do teatro nos hábitos culturais, como forma de conhecimento, entretenimento e inclusão social; e a partilha de experiências entre os grupos são alguns dos principais objetivos desta iniciativa.