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KATTY XIOMARA lança coleção #VISEUFOLK

Estilista associa-se a Viseu para a criação de uma linha de moda inspirada no folclore da região
 
No ano em que Viseu se assume como “Cidade Europeia do Folclore” e recebe o maior festival internacional da cultura tradicional (o EUROPEADE), Katty Xiomara lança a coleção de moda “#VISEUFOLK”.
 
A estilista foi convidada pelo Município de Viseu a mergulhar nas tradições do trajar e da iconografia da Beira Alta para apresentar propostas de moda contemporânea e urbana ligadas à identidade da região, através de elementos e padrões tradicionais.
 
Da coleção fazem parte uma linha de merchandising de moda (t-shirts, bonés, casacos, calças, meias, gravatas, lenços, entre outras peças), trajes especiais e o fardamento do staff do festival EUROPEADE.
 
“É um desafio muito importante porque quebra algumas barreiras. Viseu vai incorporar o folclore e o tradicionalismo de um ponto de vista atual, muito jovem”, afirmou a estilista ao revelar algumas imagens ilustrativas e padrões das criações.
 
Entre diversos eixos de trabalho em curso ligados à revitalização e valorização do folclore como o financiamento ao reequipamento de coletividades, a criação de serviços educativos como a “Academia do Linho de Várzea de Calde” e a campanha de comunicação #VISEUFOLK e “Cidade Europeia do Folclore”, a encomenda de trabalhos artísticos contemporâneos como o de Katty Xiomara traz inovação e diferenciação ao projeto.
 
Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “Viseu elegeu o desígnio de revitalizar e modernizar as suas tradições e a cultura popular. Esta é uma aposta central na estratégia de desenvolvimento patrimonial e cultural, e que nos distingue.”
 
“Reconciliar o folclore e o seu poderoso imaginário com os públicos e com a comunidade artística é um dos principais objetivos deste projeto”, destacou Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal. “Assumimos que queremos, a partir de Viseu, construir uma re-ligação ao ‘folk’”, rematou.
 
A apresentação realizou-se esta manhã, na Alfândega do Porto, e contou com a presença da designer de moda.
 
No mesmo local decorre, esta sexta-feira e sábado, uma iniciativa promocional de Viseu enquanto destino turístico, em parceria com a CVR Dão: o evento “Dão Invicto”.  Durante dois dias, Viseu apresenta-se no Porto com a sua agenda de eventos promocionais, com um programa musical feito de vozes da região e com os seus 2500 anos de história, num cenário florido de “cidade-jardim”. 
 
Depois de uma presença forte e distinta na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, onde Viseu conquistou o prémio de “Melhor Stand de Programação Público”, a cidade quer revalidar, em 2018, o “melhor ano turístico de sempre”, na sequência dos resultados-recorde de 2017, que foi “Ano Oficial para Visitar Viseu”.
 
A cidade-região, que continua a subir na taxa de ocupação em 2018, elege o Centro-Norte de Portugal como um alvo estratégico na captação de visitantes.