Voltar

Ingressos para as Cerimónias Oficiais do EUROPEADE Viseu já disponíveis

Praça de Alimentação instala-se no Mercado 2 de Maio já na próxima segunda-feira, dia 23 de julho

 

A “Cidade Europeia do Folclore” está já trajada a rigor para dar as boas-vindas a uma nova edição do Festival EUROPEADE, que arranca já na próxima quarta-feira, dia 25 de julho.

Serão cinco dias de programação intensa, no qual se destacam grandes eventos, nomeadamente as Cerimónias de Abertura e Encerramento do Festival, nos dias 26 e 29 de julho, respetivamente, e para os quais todos os viseenses, visitantes e turistas estão convidados a marcar presença.

A entrada nestas Cerimónias é gratuita, sendo sujeita ao levantamento prévio de ingressos no Quiosque de Turismo do Rossio. A partir das 10 horas de amanhã, dia 21, estarão disponíveis para levantamento os ingressos para ambas as cerimónias (o Quiosque funciona todos os dias úteis, fins de semana e feriados entre as 10 e as 18 horas, estando encerrado entre as 12H30 e as 13H30). Este levantamento, por questões de lotação, é limitado até 5 ingressos por pessoa.

O Estádio Municipal do Fontelo será o palco privilegiado destas realizações, nas quais participarão os grupos inscritos, quer em atuações, quer noutros momentos de partilha das suas tradições e riqueza cultural.

A Cerimónia de Abertura, que terá início pelas 21 horas, contará ainda com a apresentação de um momento inédito, especialmente preparado para este evento de larga escala, a convite do Município. Será uma dança conjunta, pelos 16 grupos inscritos de Viseu, da música tradicional portuguesa “Encadeia”.

O “cair do pano”, na Cerimónia de Encerramento, com início pelas 17H30, será marcado pela passagem de testemunho à cidade-anfitriã da próxima edição do Festival EUROPEADE que, em 2019, será Frankenberg, na Alemanha.

E se o arranque oficial da programação tem data agendada para quarta-feira, o início da semana promete já pôr a cidade a mexer com a inauguração da Praça de Alimentação, um dos recintos de passagem obrigatória e convívio ao longo deste festival. Será pelas 12 horas de segunda-feira, dia 23.

No Mercado 2 de Maio, em ambos os pisos da praça, instalam-se 18 operadores agroalimentares da região que apresentam uma montra recheada de iguarias e sabores típicos, dos queijos e enchidos aos doces e bolos tradicionais, das bebidas e refrescos aos vinhos do Dão. 

A oferta gastronómica estende-se ainda ao Parque Aquilino Ribeiro, que por este dias se transforma em “Fórum EUROPEADE”, com a presença de mais seis operadores, dos quais três dedicados à street food. Haverá variados petiscos à disposição e um mix de sabores para pôr à prova.

A Praça de Alimentação, em ambos o Mercado 2 de Maio e o Parque, estará em funcionamento entre os dias 23 e 29, entre as 12 e as 24 horas.

O programa do Festival EUROPEADE está disponível em www.europeadeviseu.pt e o evento pode ser acompanhado na página de Facebook oficial.