Voltar

"Cinema na Cidade" regressa à cidade-jardim de 23 a 27 de julho

Em julho, as noites de cinema ao ar livre, de acesso gratuito, regressam ao coração da cidade-jardim, entre os dias 23 e 27 de julho, numa nova edição do projeto “Cinema na Cidade”. Esta é uma iniciativa do Cine Clube de Viseu, que conta com o apoio do Município de Viseu, através do financiamento da linha “Programar”, do VISEU CULTURA, num valor de 13 mil euros.

A Praça D. Duarte será a “sala” de cinema privilegiada, oferecendo a projeção de quatro filmes, entre eles o mais recente “Lady Bird”, de Greta Gerwig, e “Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatore, um dos maiores clássicos do cinema italiano. O cartaz reserva ainda dois filmes de animação com assinatura europeia, nomeadamente a “Ilha dos Cães”, de Wes Anderson, e “Pat & Mat”, de Marek Beneš. Todos eles terão início pelas 21H30.

A par deste palco, também o Museu Nacional Grão Vasco abrirá portas aos seus claustros para a projeção de dois filmes portugueses, musicados ao vivo, na noite do dia 25 de julho, a partir das 21 horas. “Transitions”, de Ana Barroso, com música de Miguel Sá; e “Viseu”, do génio Almeida Moreira, acompanhado ao piano por José Miguel Amaral, serão as propostas.  

Segundo a organização, “criar espaços de encontro entre a cidade e o cinema, contrastar propostas e correntes de cinema e proporcionar experiências que estimulem o gosto e a descoberta de novos filmes por parte do público são alguns dos objectivos do programa”.

Toda a informação pode ser conhecida na página de Facebook do Cine Clube de Viseu, em www.facebook.com/ccviseu.

Também no que respeita à política municipal de fomento do acesso ao cinema de autor e de qualidade, ganha especial destaque o projeto “Shortcutz Viseu”, organizado pela Nicho – Associação Cultural, no âmbito da rede cultural internacional “Shorcutz”. Esta iniciativa, que conta com um financiamento municipal de 15 mil euros, através do VISEU CULTURA, visa apoiar a divulgação e valorização das curtas-metragens de autor de forma regular, ao longo do ano.

Na passada sexta-feira, dia 20 de julho, a Quinta da Cruz recebeu no seu anfiteatro a #104 sessão do “Shortcutz Viseu”, que trouxe a competição duas “curtas”: “Tenho um Rio”, da autoria de Ricardo Teixeira, e “Rafeiro”, de Cátia Silva. “Ainhoa”, de Ivan Sainz-Pardo, foi o filme convidado em apresentação, com origem espanhola.