Voltar

Viseu é segundo destino turístico da região com mais crescimento

De acordo com o AHP Tourism Monitor, Viseu foi o segundo destino turístico da região centro, a seguir a Coimbra, que mais cresceu de janeiro a março deste ano.

A taxa de ocupação quarto na cidade de Viriato foi de 34,7%, mais 8 pontos percentuais comparativamente ao mesmo período de 2015. Quanto ao preço médio por quarto ocupado, este subiu 13,3%, fixando-se nos 50,40€. A receita média por quarto ocupado foi de 17,50€, mais 44,7% que em março de 2015.

A nível nacional, o AHP Tourism Monitor considera os três primeiros meses do ano bastante positivos a nível de ocupação hoteleira. A taxa de ocupação foi de 50,7%, mais 3,93 pontos percentuais que no período homólogo do ano anterior. O preço médio por quarto ocupado foi de 63,9 euros, mais 7% face a 2015. 

Segundo o Presidente da Câmara Municipal Almeida Henriques, Viseu “é o segundo destino da Região Centro com maior crescimento, também acima da média nacional. É um indicador muito positivo, que demonstra a crescente atratividade de Viseu para turistas nacionais e internacionais. Estamos a colher os frutos de uma estratégia de promoção ativa, de uma cooperação com parceiros locais muito forte e da nossa agenda de eventos diferenciadores ao longo do ano.”.

O “Tons da Primavera”, o primeiro evento enoturístico anual da cidade, que decorreu de 19 a 22 de maio, levou cerca de 20 mil pessoas ao Mercado 2 de Maio: locais, turistas nacionais e estrangeiros. A praça de eventos da cidade assistiu ao Festival de Street Food, a concertos, a provas vínicas e foi também o local de partida das visitas guiadas às obras do Festival de Street Art, que esgotaram em pouco tempo.