Voltar

Legado de José Coelho inspira visitas arqueológicas pelo concelho

Projeto municipal estreia este sábado, dia 18, e o tema é o património megalítico da região de Viseu

No próximo sábado, dia 18 de agosto, terá lugar a primeira visita guiada do projeto “Roteiros José Coelho”. A iniciativa municipal, promovida através da Coleção Arqueológica, visa a divulgação do património arqueológico da região de Viseu e o trabalho de José Coelho, enquanto investigador e defensor ativo do património local.  

“As descobertas megalíticas de José Coelho” é a temática desta primeira visita gratuita, que terá início pelas 9 horas, no Rossio. As inscrições já estão a decorrer e podem ser realizadas através do email casadomiradouro@cmviseu.pt ou do número de telefone 232 425 388. O percurso terá a duração aproximada de quatro horas.

A visita inclui paragens em dois dos monumentos da época mais significativos na região, descobertos e alvos de estudo por José Coelho no início do século XX: Mamaltar de Vale de Fachas, em Rio de Loba, e a Anta Maior da Pedralta, em Côta. O museu municipal na Casa do Miradouro será o último ponto do roteiro, no qual os participantes poderão observar in loco alguns dos materiais arqueológicos recolhidos em ambos os locais.

O projeto “Roteiros José Coelho” tem previstas duas novas visitas, a 15 de setembro e 13 de outubro, cujas temáticas serão anunciadas oportunamente.

A EON - Indústrias Criativas, a Santacastta e a VISEU MARCA apoiam esta iniciativa.