Voltar

Em domingo franco, “Dia de Viriato” oferece programa para toda a família

 

PROGRAMA COMPLETO 

 

Exposições, música, gincana de motas e atividades de “aventura” terão lugar no próximo dia 26 de agosto. Regimento de Infantaria nº 14 marca presença especial no certame

A Guardiã das Feiras Populares do país reserva o seu próximo domingo “franco”, dia 26 de agosto, à celebração do “Dia de Viriato”, aquela que é já uma tradição indissociável do certame, “resgatada” do baú pelo Município de Viseu e pela Viseu Marca em 2014.

Este ano, a Feira de São Mateus renova o convite a todas as famílias e amigos para participar deste dia que homenageia o herói mítico, através de um amplo programa de iniciativas gratuitas, para diferentes faixas etárias. Previstas estão cerca de uma dezena de atividades, de apresentações de banda desenhada aos concertos, dos jogos aos desafios mais “radicais”.

O Regimento de Infantaria nº 14 de Viseu (RIV) é um parceiro com presença especial, neste dia de homenagem àquele que é também seu patrono e que conferiu aos seus militares a denominação tradicional os “Viriatos”. Na feira histórica, os “Viriatos” irão dinamizar um conjunto de realizações “fora de portas” que, além da componente lúdica, visam ainda dar a conhecer a toda a comunidade a sua história e áreas de atuação.

Pelas 11 horas, o Picadeiro será palco de uma demonstração da unidade cinotécnica do RIV. Os visitantes poderão contactar de perto com a equipa de cães treinados e conhecer as suas múltiplas funções no terreno.

A partir das 15 horas, há propostas para viajar a bordo do PANDUR, uma das viaturas blindadas do Exército. Será possível fazer um breve percurso pela Avenida da Bélgica, com início junto à rotunda da Porta de Viriato, e experienciar este veículo militar de transporte.

Durante a tarde, também os mais aventureiros terão à disposição uma torre multiatividades, junto à estátua de Viriato, que oferece escalada e rappel. Pelas 19 horas, os militares propõem voos cativos em balão de ar quente, na praça do Palco Santander, tendo o recinto da feira histórica e o skyline do Centro Histórico como cenários principais.

A par destas iniciativas promovidas pelo RIV, o programa do “Dia de Viriato” propõe atividades “clássicas”, que são já muito aguardadas pelas famílias. É o caso do peddy-paper “À Descoberta do Viriato”. O ponto de partida para este desafio é junto à estátua do guerreiro, pelas 10 horas.

Os participantes vão fazer uso dos sentidos e por à prova os seus conhecimentos, numa aventura pela cidade na qual terão de desvendar enigmas. Haverá prémios para todos aqueles que concluírem este “misterioso” desafio.

E se o dia é de figuras históricas, é também homenageado o viseense Vasco Fernandes, o “Grão Vasco”. O GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu) traz a público uma nova exposição de banda desenhada e ilustração dedicada ao mestre da pintura renascentista – “Grão Vasco Ilustrado”. A inauguração terá lugar pelas 16 horas, no Pavilhão Multiusos.

A par da exposição, será ainda apresentada a reedição da obra de BD “A Feira Franca de Viseu”, um trabalho dos Gémeos Santos, pelas 17 horas, no corredor do Pavilhão.

Já ao final da tarde, a partir das 17 horas, os olhares estarão postos no Picadeiro e naquela que é uma das memórias mais presentes no imaginário dos visitantes da Feira de São Mateus: a gincana de motas antigas. O grupo “Bista Turba” reúne os amantes das motorizadas e vem em passeio até ao certame para testar a perícia neste jogo de obstáculos.

Na Praça de Viriato será também tempo de dar palco ao “folk”, com as atuações dos grupos de Zés Pereiras “Os Águias” de Silgueiros e da Teletuna, a partir das 18 horas.

A programação do “Dia de Viriato” encerra com dois espetáculos musicais no Palco Santander, promovidos pela FNAC. A partir das 21H30, o cantor e compositor XANDE subirá ao palco, seguido da banda “Os Aurora”, composta por David Silva, Eduardo Monteiro, João Carrasqueira e Tiago Araújo.

Todas as atividades do “Dia de Viriato” são gratuitas e não é necessária inscrição prévia. Atividades do RIV como as viagens no PANDUR ou os voos no balão de ar quente são sujeitas à lotação disponível.

A Feira de São Mateus decorre entre 9 de agosto e 16 de setembro. Os bilhetes para todos os dias de entrada paga estão disponíveis online, em www.feirasaomateus.pt, e na rede de lojas associadas da Blueticket (Fnac, Worten, Media Markt, ACP, El Corte Inglés e Pagaqui).

A Feira de São Mateus é uma iniciativa do Município de Viseu, com organização executiva da VISEU MARCA. Tem como patrocinadores oficiais o Santander, Super Bock, Altice, Jornal do Centro, Cabriz, Coca-Cola, Delta, Galp, Fnac, Turismo Centro de Portugal, JS Clínica e Litocar.

Toda a programação está disponível em www.feirasaomateus.pt e nas redes sociais da Feira.