Voltar

10 Chefs brilham no “Viseu Estrela à Mesa”

Rossio vai transformar-se num restaurante gourmet a céu aberto

A Festa das Vindimas de Viseu acolhe na programação uma iniciativa muito especial: o “Viseu Estrela à Mesa”. 10 chefs de cozinha, incluindo nomes distinguidos com “Estrela Michelin”, estarão de quinta a sábado a fazer do Rossio um restaurante gourmet a céu aberto.

No Rossio estarão instaladas seis casinhas de madeira. Cinco delas serão ocupadas pelos chefs e a sexta servirá de wine bar do Dão, para harmonização com os sabores.

Cada chef preparará uma entrada, um prato e uma sobremesa, tendo por base um cabaz de 10 ingredientes-estrela da região que inclui a vitela de Lafões, a broa de Vildemoinhos, os míscaros, as feijocas, entre outros.

Os preços são de 2 euros para a sobremesa, 4 a entrada e 6 o prato. Os visitantes terão de comprar no local as senhas que conferem acesso às iguarias e poderão escolher livremente o chef e o tipo de prato que pretendem provar.

O conceituado Chef Pascal Aussignac é uma das presenças confirmadas. Especialista na cozinha da região francesa de Gascogne, é proprietário do famoso restaurante “Club Gascon”, em Londres, este detentor de uma “ Estrela Michelin” desde 2002. Outro dos rostos que se associa a esta iniciativa é o Chef Louis Anjos, à frente do restaurante “Bon Bon”, no Algarve, recentemente galardoado com uma “Estrela Michelin”.

Diogo Rocha, embaixador de Viseu na área da gastronomia e Chefe no restaurante “Mesa de Lemos”, assume a curadoria do “Viseu Estrela à Mesa” e integra o leque de “estrelas” à frente da cozinha. Também Vítor Matos, do restaurante “Antiqvvm”(uma Estrela Michelin), no Porto, e Óscar Geadas do restaurante “G”, na Pousada de Bragança, são convidados do festival gastronómico de Viseu.

Cinco chefs de Viseu também marcarão presença no Rossio: Luís Almeida, dos restaurantes “Palace” e “qb Bistro”; João Eustáquio, da Escola Profissional Mariana Seixas e do IEFP; Hugo Marques, do Grupo Pruvor; Hermanta Rai, do restaurante “Nomiya”; Diogo Pereira do restaurante “Taberna da Milinha”.

No decorrer do festival, os 10 chefs presentes no “Viseu Estrela à Mesa” serão convidados a apresentar os pratos propostos por cada um deles, num palco localizado em frente à entrada da Câmara Municipal, onde apresentarão o processo de construção dos vários pratos.

O “Viseu Estrela à Mesa” decorre de 20 a 22 de setembro, no Rossio, entre as 19 e as 22 Horas.

A Festa das Vindimas de Viseu é uma iniciativa organizada pelo Município de Viseu e Viseu Marca, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, o apoio institucional da Entidade Regional do Turismo do Centro e o patrocínio do NOVO BANCO, GALP e Litocar.