Voltar

“Viseu Estrela à Mesa” conquistou Festa das Vindimas e trouxe milhares ao Rossio

Estima-se que 45 mil pessoas tenham participado do festival gastronómico, do cartaz musical e do Mercado de Vinhos & Sabores

A cidade vinhateira do Dão encerrou ontem, domingo, dia 23 de setembro, a 5ª edição da Festa das Vindimas, conquistando uma “estrela Michelin” no que respeita ao envolvimento de viseenses, visitantes e turistas no evento. Estima-se a presença de 45 mil pessoas, fazendo desta a edição mais participada de sempre.

“Nesta quinta edição, soubemos inovar e fomos bem-sucedidos. Viseu reafirmou uma marca de excelência. A Festa das Vindimas alcançou um patamar de qualidade notório, o que se refletiu numa enorme adesão”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques. “Durante o fim-de-semana, os hotéis da cidade estiveram cheios, na sua capacidade máxima. Viseu é, cada vez mais, um destino enoturístico, fator de relevância na economia do concelho”, rematou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

O festival gastronómico “Viseu Estrela à Mesa” foi a grande novidade e o protagonista da Festa das Vindimas, revelando-se um aposta certeira da programação. Nos primeiros três dias do evento, o Rossio recebeu uma “enchente” que não quis deixar de provar os sabores-estrela em destaque, confecionados por 10 Chefs de cozinha, dos quais 3 com “estrela Michelin”. Diogo Rocha, Pascal Aussignac, Louis Anjos, Vítor Matos e Óscar Geadas foram os Chefs convidados que serviram o jantar nos dias 20 e 21. No dia 22, foi a vez dos Chefs de Viseu: Luís Almeida, João Eustáquio, Hugo Marques, Hermanta Rai e Diogo Pereira.

Para Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal e Gestor da marca Viseu, “em 2018, o ‘Viseu Estrela à Mesa’ marca um ponto de viragem na agenda de eventos da cidade, assumindo um papel na promoção da gastronomia regional. Soubemos valorizar a identidade de Viseu à mesa, com inovação e sofisticação, mesclando grandes Chefs internacionais com Chefs  da cidade. Em 2019, é certo que este festival gastronómico regressará melhor e maior, com novas surpresas a aguçar o apetite”.

Para Diogo Rocha, Embaixador de Viseu e curador do “Viseu Estrela à Mesa”, “apesar de ‘pop-up’, o Rossio foi, durante 3 dias, o primeiro restaurante com 3 estrelas Michelin em Portugal. O festival revelou-se um sucesso, contámos com a presença de Chefs de renome que utilizaram ingredientes da região nos pratos confecionados, e possuiu uma adesão acima das nossas melhores expetativas por parte dos viseenses e de quem visitou a cidade por estes dias”.

Se a gastronomia teve uma enorme adesão, também o cartaz musical levou ao Centro Histórico multidões de viseenses e visitantes, especialmente à noite, para assistir aos grandes concertos “das Vindimas”: Ana Bacalhau, Tiago Nacarato, Moullinex, OMIRI e Mara Pedro foram as vozes que ecoaram pelo Adro da Sé, Largo Pintor Gata e Fonte das 3 Bicas.

O espetáculo “Ora Vem Comigo”, de Ana Bento, Sónia Barbosa e Ricardo Machado, que já havia sido apresentado no EUROPEADE, reuniu centenas de espetadores no Adro da Sé, assim como o concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa, que conquistou a plateia na Catedral.

Durante 4 dias, a Festa das Vindimas proporcionou uma praça de vinhos e sabores, no Mercado 2 de Maio, com provas de vinhos e venda de produtos da região, para além de oficinas de artesanato, atividades para os petizes e workshops vínicos com enólogos do Dão, acompanhados de um programa musical intenso e sempre com “casa” cheia. Jotabêzê NB, Catarina Rocha, Maria Cachucha, Remember & Shuffle, The Ray Band, Rui Drumond, Anaquim, assim como os DJ’s Gryzzler e Arede garantiram presença no palco instalado no piso superior.

Na manhã de sábado, dia 22, 8 quintas vinhateiras do Dão proporcionaram a experiência real de vindima e de pisa da uva a cerca de 200 participantes, entre eles visitantes brasileiros e australianos. Já indissociável da agenda enoturística, a Meia Maratona do Dão voltou a juntar cerca de 9 mil “atletas” nas ruas da cidade-jardim, na manhã de ontem, domingo.

O fim-de-semana ficou também marcado pelo regresso do “Instameet Viseu”, o concurso para todos os amantes de fotografia e entusiastas da rede social Instagram. Cerca de vinte “igers” (fotógrafos do Instagram) de várias cidades do país aceitaram descobrir e promover Viseu junto dos seus milhares de seguidores. As quintas aderentes e o Centro Histórico foram os principais cenários desta experiência que, progressivamente, começa a ser revelada na rede social. Através da hashtag #instameetviseu2018 é possível encontrar, até à data, um centena de imagens publicadas.

A Festa das Vindimas de Viseu foi uma iniciativa organizada pelo Município de Viseu e Viseu Marca, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, o apoio institucional da Entidade Regional do Turismo do Centro e o patrocínio do NOVO BANCO, GALP e Litocar.