Voltar

1º Site Turístico de Viseu é lançado a 2 de Março, na BTL

visitviseu.pt passa a ser a principal janela de informação turística da “Melhor Cidade para Viver”

Viseu lança na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, quarta-feira, 2 de março, o seu primeiro site turístico. O “VisitViseu”, com endereço em visitviseu.pt, será apresentado como a nova e principal janela de informação turística na web da “Melhor Cidade para Viver”. 

O Município de Viseu e a Viseu Marca (associação de marketing territorial que gere a marca “Viseu”) lançam este serviço de informação turística com o objetivo triplo de melhorar a promoção do destino, de organizar a oferta de experiências de visita e de seduzir turistas para os principais atributos identitários de Viseu, enquanto “Cidade de Viriato”, “Cidade Vinhateira” e “Cidade-Jardim”.

O site irá ainda comunicar e promover Viseu como “Cidade de Eventos” ao longo do ano, com as principais propostas de experiências culturais, enoturísticas, de arte urbana e de animação nas quatro estações de 2016.

Neste primeiro momento, o VisitViseu é apresentado em português e inglês, mas outros idiomas (espanhol e francês) serão integrados ao longo de 2016. A versão mobile do site assegura o seu correto comportamento nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, este site “vem preencher uma lacuna de informação turística sobre Viseu na Internet, com a garantia aos visitantes de uma atualização permanente”. Segundo o autarca, “este instrumento é um passo em frente numa estratégia de afirmação turística de Viseu”. “A cidade quer atrair mais turistas, qualificar e diversificar a visita de quem nos procura e aumentar a estadia média”, assegura.

“Cidade de Viriato”, “Cidade Vinhateira”, “Cidade-Jardim” e “Cidade de Eventos” são as áreas que estruturam esta plataforma, sendo também possível optar por sugestões de programas de visita para 1, 2 e 3 dias. As principais ofertas de Viseu de hotelaria e gastronomia estarão igualmente disponíveis.

Viriato será o mote para falar do património material e imaterial de Viseu, com 2500 anos de história, enquanto a “Cidade-Jardim” apresenta a diversidade de parques, matas, canteiros, ruas e até rotundas ajardinadas de Viseu. Já a “cidade vinhateira” serve de porta de entrada à oferta enoturística, vinhateira e gastronómica de Viseu, às suas quintas e vinhos, à restauração e à rota da Região Demarcada do Dão. A “Cidade de Eventos” apresenta, por sua vez, a agenda das principais realizações culturais da cidade, como a Feira de São Mateus.

O desenvolvimento do site tem mais de um ano e contou com diversas colaborações especializadas e uma produção fotográfica original.  Diariamente serão feitas atualizações que asseguram a atualidade do site, assim como a sua pertinência e adequação aos interesses do seu público.

Uma gestão aberta e participada é também objetivo do projeto e, por isso, está disponível um formulário onde qualquer operador ou visitante poderá fazer chegar sugestões e opiniões.

O lançamento do primeiro site turístico de Viseu é, para Almeida Henriques, “apenas uma parte de um processo de estruturação e promoção de uma oferta turística de excelência de Viseu, dentro e fora de portas”.