Voltar

Museus Municipais promovem atividades de verão para os mais novos

Museus Municipais organizam atividades e oficinas dedicadas aos mais pequenos. De julho a setembro, são inúmeras as ocupações para crianças. 

Os Museus Municipais de Viseu organizam uma série de atividades dedicadas aos mais pequenos para estas férias de verão. Oficinas, fotografia, jogos didáticos, trabalhos manuais, construções temáticas, olaria e experiências científicas, são algumas das atividades programadas para os próximos meses, todas elas relacionadas com a temática do respetivo Museu. 

A Coleção Arqueológica José Coelho proporciona três programas para os meses das férias de verão. “Todos os caminhos vão dar a Roma” e “Escavar como um arqueólogo em família” são duas das atividades a realizar neste espaço museológico. Para além disso, também se desenrolará a “Escola de Arqueologia Dr. José Coelho” com 3 oficinas distintas. 

O Museu Almeida Moreira organizará um Peddy Paper à descoberta da cidade assim como atividades de fotografia dedicadas a crianças e jovens. Para além disso, também serão dinamizados os jogos “Chicomonopólio”, “Chicominó” e “Jogo do Saber”. 

Na Quinta da Cruz, atividades relacionadas com a natureza serão promovidas, nomeadamente a observação de aves e a construção de objetos. 

Na Casa de Lavoura e Oficina do Linho, no mês de julho, terá lugar “O meu saquinho perfumado”. No mês de agosto, a atividade “A ovelhinha tresmalhada” será protagonista e, em setembro, é a vez de “Bonecas de outros tempos”. 

“Lenços dos Namorados” é um dos programas organizados pela Casa da Ribeira, a qual propõe pinturas em tecido e azulejos. Serão também dinamizadas atividades de olaria e de construção de bonecas de trapos, assim como experiências científicas. 

Em julho, no Museu do Quartzo, estará disponível uma atividade dedicada à modelagem de sabão. Na comemoração do Dia Mundial dos Avós, a 23 de julho, decorrerá a atividade dedicada exclusivamente a esta data: “Porta-chaves especial para os meus avós”. Em setembro, os mais pequenos podem “Ser geólogo por um dia” e descobrir os segredos do Monte de Santa Luzia. 

Todas as atividades decorrerão nos horários normais dos Museus e as inscrições devem ser feitas por contacto direto com os próprios núcleos museológicos, através de marcação prévia. O valor é de 1€ por participante. 

O programa completo das atividades dos Museus Municipais pode ser consultado aqui.