Voltar

Campanha "Viver o Verão no Centro Histórico sem carros"

De 1 de julho a 30 de setembro, o Município de Viseu promove a campanha “Viver o Verão no Centro Histórico sem carros”.

Durante os meses de Verão, a “Melhor Cidade para Viver” oferece alternativas a viseenses e turistas, convidando-os a deixar o automóvel em casa ou aparcado junto do casco histórico.

Descubra o coração antigo da cidade-feliz através de outros meios de mobilidade suave - a pé, de bicicleta ou shuttle. Sem preocupações, em segurança e com qualidade!

À sua disposição tem também vários parques e lugares de estacionamento na envolvente do Centro Histórico que poderá utilizar, contribuindo para melhorar a qualidade desta zona nobre da cidade.

 

» Alternativas amigas do Centro Histórico

Poderá utilizar um dos cerca de 2500 lugares de estacionamento da cidade, usufruir de aparcamento low-cost ou visitar o seu magnífico coração antigo à boleia do shuttle elétrico. Opte por soluções adaptadas às suas necessidades e interesses e viva uma nova experiência de visita!

  • Shuttle elétrico

    Veja o mapa aqui

    O shutle elétrico já circula pela cidade. Até setembro, o serviço percorre um trajeto específico (consultar mapa abaixo) que liga os principais parques de estacionamento ao Rossio e ao Centro Histórico. É simples, não poluente e gratuito!

    Como funciona?
    O shuttle funciona todos os dias, entre as 19 horas e as 02 horas, de forma contínua. É gratuito e as paragens são flexíveis ao longo do percurso.

 

  • Estacionamento low-cost no Parque de Santa Cristina

    Para além do serviço de shuttle, o Município de Viseu acordou com a concessionária do Parque de Santa Cristina uma oferta de estacionamento low-cost. O parque localiza-se no centro da cidade e possui 326 lugares. A partir daqui, poderá deslocar-se facilmente até ao Centro Histórico, a pé ou à boleia do shuttle.

    Como funciona?
    Entre as 20 horas e as 04 horas, o estacionamento neste local terá um custo de 1 euro por cada 4 horas.

 

  • 2500 lugares de estacionamento à disposição na cidade, 1500 em parques gratuitos e 900 em parques organizados

 

Durante a campanha, o Município de Viseu reforça ainda a fiscalização ao estacionamento ilegal no Centro Histórico. Zonas como o Adro da Sé são alvo de especial atenção por parte das autoridades e o estacionamento neste espaço é mais limitado, principalmente no que respeita a usos abusivos do mesmo. Evite aparcar o seu automóvel em lugares que não os delimitados como estacionamento legal. Ao fazê-lo, está a contribuir para melhorar a qualidade do ambiente urbano e preservação do património da cidade de Viriato.