Voltar

Festival de Jazz de Viseu regressa ao centro da cidade, de 19 a 24 de julho

O Festival de Jazz de Viseu celebra a sua quarta edição e retoma o coração da cidade-jardim, de 19 a 24 de julho. O evento musical oferece a todos os viseenses e visitantes um programa de excelência, protagonizado por 24 concertos, mas também por outras atividades e iniciativas como mercados, workshops de formação musical, oficinas ou até momentos musicais pelas ruas da cidade.

A iniciativa terá no Parque Aquilino Ribeiro o seu palco principal mas tomará também outros espaços ao ar livre como o Rossio e o Centro Histórico, ou ainda o Museu Nacional Grão Vasco e o Conservatório de Música.

Ao longo de seis dias, o público será brindado com performances de grandes nomes do jazz internacional, entre eles a cantora italiana Manuela Panizzo, o trompetista Quentin Collins ou o trio “Preston Glasgow Lowe”. A excelência nacional estará também bem representada com a presença do grupo “The Rite of Trio”, do baixista lisboeta Miguel Amado, de “Filipe Teixeira Trio”, entre muitos outros.

A par dos concertos, outros momentos convidam o público a viver e descobrir a essência do jazz. A “Rádio Rossio” instala-se numa cabine a rigor que transmitirá todos os dias a partir da praça central de Viseu para todos os que por ali se passeiam. A emissão tem início pelas 10 horas.

Também o coletivo infantil “Osso Ruído”, da Gira Sol Azul, e a “Freedão Dixie Band”, da Escola Secundária de Santa Comba Dão, andarão pelas ruas da cidade a “dar música” e a contagiar o público com novas melodias jazz.

O Festival pauta ainda pela forte componente formativa que apresenta, proporcionando espaços de aprendizagem profissional e especializada na área musical a todos os músicos e instrumentistas.

Nesta edição, haverá lugar ao 8º workshop de jazz de Viseu, direcionado para músicos e estudantes, que decorrerá de 19 a 21 de julho. Para instrumentistas de sopro, o festival promove o workshop “Viseu Big Band”, sob a orientação do saxofonista Xosé Miguelez, nos dias 18, 19 e 22 de julho. Já os interessados em adquirir ferramentas e estratégias no âmbito da gestão de carreira, terão também a possibilidade de frequentar formações especializadas. As inscrições estão a decorrer e podem ser efetuadas online, em www.festivaljazzviseu.pt.

Destaque ainda para o projeto “Recreio”, de Ana Seia de Matos, um conjunto de instalações artísticas espalhadas pelo Parque Aquilino Ribeiro e que convidam à interação. A acompanhar, diversas oficinas musicais e criativas para miúdos e graúdos.

Aliada à componente musical e formativa, o Festival oferece ainda mercados ao ar livre, no Parque, com as novidades da gastronomia, artesanato, literatura e agricultura, desafiando os presentes a desfrutar da envolvente do parque e do espírito do festival.

Toda a programação do evento disponível em www.festivaldejazzdeviseu.pt.