Voltar

Até 23 de setembro, visite a exposição do centenário dos Paços do Concelho

No âmbito das comemorações do centenário dos Paços do Concelho de Viseu, o salão nobre da Câmara Municipal acolhe a exposição "O edifício que estrutura cidade nova", até 23 de setembro. 

Inaugurada no passado dia 30 de junho, a exposição contempla a planta original do projeto do atual edifício da Câmara Municipal, da autoria do Engenheiro José Matos de Cid, assim como outros desenhos e plantas topográficas que dão a conhecer a evolução da cidade desde 1864. Há também outros documentos, como livros de atas e jornais da época, que testemunham a inauguração da galeria de retratos dos viseenses ilustres, em 1916, pinturas da autoria de Almeida e Silva. 

Simbolicamente estão ainda disponíveis para venda uma peça de porcelana exclusiva, edição da Vista Alegre, alusiva ao fresco de Almeida e Silva presente no teto do edifício, intitulado "Alegoria à Fama e à Glória da Cidade de Viseu"; e o livro “Paços do Concelho, 100 anos” que reúne factos históricos sobre o edifício e o centenário, da autoria de Odete Paiva, Jorge Adolfo Marques, José Pais de Sousa e José Simões. 

As visitas à exposição podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, entre as 9 horas e as 17H30. Poderá fazer visitas livres ou guiadas, ambas gratuitas. 

Mais informações através do número de telefone 232 426 745 e cultura@cmviseu.pt .