Voltar

Tradição do Burel protagoniza nova exposição da Casa da Ribeira

Exposição estará patente até 12 de fevereiro de 2017 

A Casa da Ribeira, em Viseu, renova o seu espaço para acolher uma nova exposição temporária, dedicada ao Burel, o famoso tecido português, de fabrico artesanal, feito 100% de lã.

Ao longo do espaço museológico será possível observar e aprender mais sobre as diversas fases de produção do Burel, desde a tosquia da lã até à passagem pelo pisão, onde a lã é comprimida e se transforma no típico tecido grosso, áspero e resistente que serve de matéria-prima a todos os adornos e peças de vestuário do quotidiano. A fase do pisão será ilustrada através de recursos multimédia, permitindo aos visitantes conhecer em pormenor o processo.

Desde sempre associado à Serra da Estrela e à lã das ovelhas bordaleiras, o Burel evoluiu do tradicional uso como vestuário e agasalho de pastores para outras peças, numa linguagem mais contemporânea. Na Casa da Ribeira, para além de conhecer o processo, poderá também observar diversas peças de burel, nomeadamente a tradicional capucha.

A exposição “Burel – A Metamorfose” estará patente até 12 de fevereiro de 2017. Ao longo do tempo, serão também desenvolvidas atividades lúdicas e pedagógicas relacionadas com a temática.

O espaço abre portas de terça a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas (encerra segunda-feira todo o dia e terça-feira de manhã).