Voltar

Viseu assinala “Dia Mundial do Turismo” com programa temático e para todos

Efeméride celebra-se amanhã em todo o mundo e tem por tema “Turismo para Todos”.

“Turismo para Todos” é o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora amanhã, dia 27 de setembro. O Município de Viseu associa-se à celebração desta data com um programa de atividades e iniciativas para todos, maioritariamente gratuitas, nos dias 27 e 30 de setembro, 1 e 2 de outubro.

Amanhã, entre as 10 horas e as 16H30, o comboio turístico da cidade está reservado para viagens e experiências únicas dedicadas a associações de apoio à pessoa com deficiência. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do email turismo@cmviseu.pt. O ponto de encontro e partida do comboio será no Rossio e a viagem é gratuita.

A celebração da efeméride retoma no fim de semana com novas visitas guiadas e gratuitas a pensar nas pessoas com deficiência visual e auditiva. “Viseu pelos olhos de quem não vê” é o mote que convida a uma visita guiada pelo Centro Histórico de Viseu. O roteiro está pensado especialmente para pessoas invisuais, no entanto, poderão participar, de olhos vendados, todos os interessados em vivenciar uma visita à cidade de outra perspetiva. O ponto de encontro é no Parque Aquilino Ribeiro e as visitas terão lugar pelas 10 horas e 15H30 de sábado, 1 de outubro. A participação é gratuita e requer uma inscrição prévia para o email turismo@cmviseu.pt.

No mesmo dia, pelas 10 horas e pelas 15H30, está também planeada uma visita guiada, com um intérprete em língua gestual, ao Centro Histórico e ao Museu Almeida Moreira. A iniciativa conta com o apoio da ACAPO e da União de Familiares e Amigos do Surdo de Viseu, tendo como público-alvo preferencial as associações de Viseu. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas para o email turismo@cmviseu.pt.

Já no domingo, dia 2, as ruas Formosa e do Comércio e a Praça D. Duarte servem de cenário a um Festival de Artes de Rua. Ao longo do dia, são várias as atividades propostas: pelas 10 horas há um workshop de aéreos (tecido vertical); às 15 horas saem à rua várias performances artísticas, de acrobatas a ginastas, malabaristas, bandas dixie, cómicos, mágicos, entre outros micro-eventos. O Festival encerra pelas 18 horas.

Complementarmente, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, o programa convida a visitar o “Mercado de Outono”, entre as 17H30 e as 21H30, no Parque Aquilino Ribeiro. Este é um mercado de produtos tradicionais, dos sabores ao artesanato, que integra o Festival “Outono Quente”.

No fim de semana, o comboio turístico parte do Rossio, às 15, 16 e 17 horas, para um roteiro pela cidade de Viseu. O preço do bilhete é de 3 euros por pessoa, sendo que as crianças dos 4 aos 11 anos apenas pagam 1,50 euros. As inscrições devem efetuadas para o email turismo@cmviseu.pt.

O “Dia Mundial do Turismo” é promovido pela Organização Mundial do Turismo e assinala-se anualmente a 27 de setembro. Este ano, sob o tema “Turismo para Todos - Promover a Acessibilidade Universal”, a Organização pretende incentivar a adoção de ações e iniciativas de caráter inclusivo que possibilitem o acesso ao turismo a um público com diversas faixas etárias e necessidades.