Voltar

Encontro de outono da ICOM Portugal realiza-se no Museu Nacional Grão Vasco

“Museus, Comunidade e Turismo, um triângulo virtuoso?” é o tema do evento que traz grandes nomes das áreas a Viseu.

No próximo dia 29 de outubro, sábado, pelas 9 horas, terá início o encontro de outono de 2016 do Internacional Council Of Museums (ICOM) de Portugal. Este é um evento relacionado com a temática museológica e realiza-se no Museu Nacional Grão Vasco. Vários profissionais da área de museologia e turismo participarão do encontro.

O ICOM apresenta-se como a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação da património natural e cultural mundial. Criado em 1946, o ICOM é uma organização não-governamental que mantém relações formais com a UNESCO e que tem estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

No evento em Viseu, pelas 10H15, terá início a conferência “Touriste, mon ami?” por François Mairesse, Presidente do Comité Internacional para a Museologia. Depois, pelas 11H30, começará a conversa “Questioning the Virtuous Triangle”, por Teresa Morales, do Instituto Nacional de Antropologia e História do México.

A manhã de trabalho continua com um debate que tem por mote “Entre Turismo e Comunidade que lugar para os Museus? O Caso do Museu de Portimão” e , já durante a tarde, terão lugar as conferências “Museus municipais e turismo - o caso do Museu de Lisboa no contexto de uma cidade em crescimento turístico” e “Marketing territory – Ecomuseums, tourism and the local economy”.

O objetivo desta iniciativa é debater as relações, benefícios e desvantagens estabelecidas entre os museus e as comunidades onde estão inseridos, tendo em conta as novas realidades ligadas aos fluxos turísticos. A organização refere ainda a intenção de “estabelecer alguns pontos comuns que ajudem à melhor perceção do papel e dos contributos que um museu pode dar à causa das economias locais, regionais e nacionais”, assim como “obter alguns bons contributos para melhor se perceber o papel que os museus atualmente podem jogar no seio das comunidades que servem”.

O encontro da ICOM, que este ano acontece em formato de conferência, contará com a participação de diversos especialistas da área museológica como François Mairesse, Teresa Morales, José Gameiro, Karen Brown, Joana Monteiro, Peter Davis e será concluído com uma mesa redonda em que participarão os presidentes do ICOM Europa, Luís Raposo, do ICOM Portugal, José Alberto Ribeiro e do ICOM Espanha, Luís Grau Lobo.

As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento deste formulário que deverá ser enviado por e-mail para paulacardoso@mgv.dgpc.pt. O programa completo pode ser consultado aqui.