Voltar

“O Mundo dos Minerais em Selos” é a nova exposição temporária do Museu do Quartzo

Núcleo museológico acolhe 464 selos de mineralogia, oriundos de 91 países. Exposição decorre até 15 de abril de 2017

O Museu do Quartzo, em Viseu, inaugura amanhã, 24 de novembro, uma nova exposição temporária, intitulada “O Mundo dos Minerais em Selos”. A inauguração terá lugar pelas 15H30.

Esta é uma exposição cedida pelo Museu de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e que estará patente no Museu do Quartzo até 15 de abril de 2017.

Ao longo do espaço museológico será possível observar e aprender mais sobre o mundo dos minerais através da filatelia, desde a sua origem e forma, à sua procura, exploração e diversos usos na atualidade. Aos visitantes é apresentada uma coleção de 464 selos, organizados em 56 folhas e provenientes de 91 países, para além de outros objetos e minerais de interesse.

Esta é uma coleção da autoria de Frederico Sodré Borges, filatelista, antigo professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e fundador do Museu de Mineralogia e do Museu de História Natural da mesma instituição. O momento inaugural será seguido pela palestra “O uso dos minerais na antiguidade”, lecionada pelo autor, e de entrada gratuita.

“O Mundo dos Minerais em Selos” poderá ser visitada à terça-feira, entre as 14 e as 18 horas, e de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, no Museu do Quartzo.

Mais informações através do número 232 450 163 ou do email museudoquartzo@cmviseu.pt.