Voltar

Mais de 300 mil luzes trazem a magia do Natal a Viseu, a partir de sexta-feira

Espetáculo de teatro aéreo e piromusical fecha, com chave de ouro, ano de Centenários e recebe 2017. Presépio gigante da Bordallo Pinheiro será atrativo na Cidade-Jardim para a comunidade e os visitantes

Sexta-feira, 25 de Novembro, começam a acender-se em Viseu as mais de 300 mil luzes que farão brilhar as ruas, praças e jardins da cidade na quadra natalícia, anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

“Em 2016, o Natal começa um pouco mais cedo em Viseu, com mais dias de programação e a garantia de realizações todos os dias”, assinalou o autarca, na apresentação do “Viseu Natal, Sonho Tradicional”, realizada num dos mais hotéis históricos da cidade, o Hotel Avenida, com a Associação Comercial do Distrito.

380 peças decorativas iluminadas de grande escala prometem criar novas paisagens na “Cidade-Jardim da Beira Alta”, que se está a vestir a rigor para o Natal. Ao Rossio regressa — renovada — a bola de Natal gigante, com novas cores.

“Com esta aposta numa iniciativa comemorativa ampla, diversa e de qualidade, Viseu consolida a sua posição como uma comunidade de tradições solidárias e culturais fortes, mas também como um destino de visita no Inverno, no Natal e na passagem de ano”.

A quarta edição do programa “Viseu Natal, Sonho Tradicional” terá 43 dias, mais 4 dias que em 2015.

Um novo e gigante presépio criado pela Bordallo Pinheiro, a convite do Município, estará em exposição na cidade a partir de 5 de Dezembro, no que constituirá um outro atrativo de visita.

“Este presépio de grande escala será uma novidade de bom gosto deste Natal em Viseu, que faz apelo da memória dos presépios tradicionais”, explicou Almeida Henriques, que sublinhou a relação de afinidade da cidade com o grupo empresarial da Bordallo Pinheiro, a VISABEIRA.

Ao todo, o cartaz de Natal em Viseu oferece mais de 100 espetáculos de música e teatro, 24 animações de rua, mais de 300 atividades infantis, 12 exposições e dois mercados de Natal, no Mercado 2 de Maio e Mercado Municipal. 

Segundo o Presidente da Câmara, “esta agenda intensa e ampla é inclusiva em dois planos. Inclusiva nos públicos, nos interesses, nos gostos. Inclusiva nos agentes envolvidos. Ao todo participam mais de 120 instituições”.

Em 2016 incrementa-se também a agenda descentralizada de eventos comemorativos do Natal no concelho. Depois de em 2015 se ter desenvolvido o projeto “Cantando o Natal” nas 25 freguesias, iniciativa que será reeditada, em 2016 as atividades diversificam-se.

A agenda social marca também o cartaz natalício em Viseu, com cerca de uma dezena de eventos de cariz solidário, nomeadamente ligada às instituições de apoio às pessoas com deficiência. O Município reeditará também a ação social especial nesta quadra junto de várias centenas de famílias carenciadas.

O Presidente da Câmara destacou ainda a especial aposta no cartaz da Passagem de Ano.

“2016 foi um ano muito especial em Viseu, um ano de muitos centenários comemorativos – do Museu Nacional Grão Vasco e dos Paços do Concelho, da Misericórdia e da sagração da Sé de Viseu. Não podíamos fechar o ano e dar as boas vindas ao Ano Oficial para Visitar Viseu sem um momento marcante”, explicou.

Assim, na noite do Réveillon, Viseu recebe um espetáculo especial piromusical e de teatro aéreo, com a atuação da companhia espanhola “Voalá. Cenários e atores suspensos prometem um espetáculo original, com acrobacias e música. O momento terá início logo após as 12 badaladas e prolongar-se-á até perto da 01H00. Wilson Honrado, conhecido DJ, introduz a última noite do ano e encerra a festa.

Como manda a tradição, os cantares das Janeiras e os Reis são também assinalados, já no início do novo ano de 2017. O concerto de Ano Novo e Reis, no Viriato Teatro Municipal, a 6 de janeiro, tem como convidado especial Mário Laginha a juntar-se à Orquestra Filarmonia das Beiras.

A Associação Mutualista Montepio é o Patrocinador Oficial do “Viseu Natal Sonho Tradicional”, com um apoio financeiro direto. “Esta parceria justifica e ajuda a este importante investimento nas comemorações do Natal, no concelho”, afirmou o Presidente da Câmara.