Voltar

VISEU GANHA “SAGRADA FAMÍLIA” DA BORDALLO PINHEIRO

Por iniciativa da Câmara Municipal de Viseu, numa parceria com o Grupo Visabeira, foi criado um presépio gigante nas Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, instalado até 8 de Janeiro em pleno centro histórico de Viseu, na rua Formosa, no Mercado 2 de Maio.

A “Sagrada Família” nasce na Fábrica Bordallo Pinheiro não só como um projeto comum dos seus promotores, mas como mais um desafio às suas capacidades e ao talento dos seus artífices. Uma obra que orgulha marca e honra um legado de tradições de que a fábrica é referência, ao longo de mais de um século.

As figuras do Presépio foram modeladas em grés de alta temperatura, na base de modelos em gesso do atual património da prestigiada marca produtora Vista Alegre.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta criação inspiradora enriquece as comemorações do Natal em Viseu e traz um novo valor artístico e patrimonial ao coração da cidade. É assim um marco de contemplação do roteiro de atrativos decorativos do Natal da cidade.”

Para a Bordallo Pinheiro, “a forma e a simbologia deste grupo associam-se a mais do que mera decoração, são uma verdadeira mensagem. Representa a natividade, a família, uma família unida geradora de força que engrandece individualmente cada ser. Esta Sagrada Família vem juntar-se a conjunto de trabalhos de proporções gigantes realizados recentemente pela Bordalo Pinheiro, que embelezam cidades, ruas, rotundas, jardins, fontanários, galerias de arte, palácios e levam sempre mais longe a identidade lusa. Orgulhosa como Raphael Bordallo Pinheiro sonhou.”