Voltar

Viseu tem duas novas exposições

“Ruas Floridas”, do Município de Redondo, chega ao Mercado Municipal de Viseu e Quinta da Cruz recebe a primeira exposição do ano, “Esculturas de Raiz”. Inaugurações decorrem este sábado, 18 de fevereiro

Viseu acolhe, a partir deste sábado, duas novas exposições, reforçando a agenda cultural e de eventos do concelho. Da parte da manhã, pelas 11H30, é inaugurada a exposição “Ruas Floridas”, no Mercado Municipal, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, e do Presidente da Câmara Municipal de Redondo, António Recto. A animação musical da manhã ficará a cargo do Grupo Contraste Alentejano e do Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Recreativa Passilgueirense.

As “Ruas Floridas” são um marco histórico da vila alentejana de Redondo, onde a população ornamenta as ruas com figuras, flores e outros motivos tradicionais portugueses em papel colorido. Neste ano de 2017, o Município de Redondo decidiu criar uma “Rua Móvel”, por forma a divulgar noutras cidades do país esta forte tradição da sua região. Depois de Guimarães, a exposição chega agora a Viseu e instala-se durante cerca de uma semana no Mercado Municipal.

Durante a exposição decorrerão outras atividades, destacando-se a presença de várias escolas do concelho nos workshops de  flores de papel de Redondo, nos dias 20, 21, 22, 23 e 27 de fevereiro. Nos restantes dias, a iniciativa oferece ainda um conjunto de atuações musicais. Para lá das presenças já anunciadas na abertura, irá também atuar o Grupo Etnográfico de Várzea de Calde, o Grupo de Cantares da Associação Cultural, Recreativa e Social de Pascoal, a Tuna do Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Moure de Carvalhal e ainda o Grupo de Cantares de Figueiró, que encerrará a exposição.

A exposição “Ruas Floridas” estará presente no Mercado Municipal até 28 de fevereiro e decorre de segunda-feira a sábado, entre as 10 horas e as 17H30, sendo que no domingo, dia 26, e no dia de carnaval, 28 de fevereiro, o horário é das 14h00 às 17h30. Poderá consultar o programa completo aqui.

Ainda este sábado, à tarde, a Quinta da Cruz inaugura, pelas 16 horas, a primeira exposição do ano 2017. “Esculturas de Raiz” irá apropriar-se dos espaços de atendimento e dos jardins, convidando a comunidade a interagir com as obras artísticas num espaço alternativo.

A exposição apresenta peças escultóricas, de médias dimensões, na sua maioria realizadas em aço corten, e resulta de um trabalho conjunto de três artistas formados em Artes Plásticas, pela Universidade de Belas Artes da Universidade do Porto - Ângelo Ribeiro, João Macedo e Moisés Tomé.  

No currículo dos autores constam exposições, a organização de simpósios nacionais e internacionais e a organização de workshops artísticos no meio urbano.  O seu trabalho caracteriza-se essencialmente pela grande cumplicidade artística, “numa alternância cíclica de utilização e partilha de espaços e momentos de criação”.

Na Quinta da Cruz, a exposição decorre até ao dia 28 de maio de 2017 e pode ser visitada terças-feiras, entre as 14 e as 18 horas, e de quarta a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas.