Voltar

Museus Municipais de Viseu lançam desafios criativos aos mais pequenos

Com a chegada da primavera, os Museus Municipais de Viseu trazem novos desafios criativos para crianças. O Museu Almeida Moreira, a Quinta da Cruz e a Coleção Arqueológica José Coelho promovem diversas atividades nos meses de março e abril que convidam ao convívio, espicaçam a imaginação e dão a conhecer aos mais novos o seu espólio.

No Museu Almeida Moreira, até ao final do mês de março, as crianças dos 4 aos 12 anos são convidadas para uma “Viagem de Barco”, onde através de técnicas de expressão plástica são desafiadas a elaborar uma réplica da obra Barcos na Praia da Aguda, de Marques de Oliveira. Além disso, poderão por à prova os conhecimentos de forma didática, com o “Jogo do Saber”. Ambas as atividades necessitam de inscrição prévia e têm o valor de um 1 euro por participante. A inscrição pode ser feita por telefone, através do número 232 427471, ou pelo email museualmeidamoreira@cmviseu.pt.

Já na Quinta da Cruz, e ainda durante o mês de março, as crianças podem participar na atividade "A cor, a forma, o espaço". Fazendo uso da experiência sensorial, nesta atividade as ideias poderão viajar para o papel e outros suportes, criando mundos e personagens, através dos cheiros, dos sons e até do paladar. O valor de inscrição é de 1 euro por participante e atividade decorre mediante inscrição prévia, através do email quintadacruz@cmviseu.pt ou para o número de telefone 232 423 343.

Também a Coleção Arqueológica José Coelho convida todas as crianças e jovens a dominarem a arte da tecelagem, durante os meses de março e abril, através da realização de duas oficinas. "Montar a Teia, Tecer Tecido" pretende revelar aos mais novos o manuseamento de um tear a partir de uma técnica antiga, a qual poderão conhecer durante uma visita à exposição. Esta realiza-se também mediante marcação prévia e tem o custo de 1euro por participante. A segunda oficina, "Teia na mão, faz o padrão", é uma atividade para toda a família, que terá lugar todosos sábados e domingos, entre as 11 e as 12 horas, e as 15H30 e as 16H30. O desafio de descobrir a arte da tecelagem mantém-se, contudo numa abordagem mais lúdica. A inscrição é gratuita, mediante marcação prévia. Em ambas as oficinas, as inscrições deverão ser feitas através do email casadomiradouro@cmviseu.pt ou do número 232 425 388.