Voltar

Celebrações da Semana Santa em Viseu têm início este sábado, 8 de abril

“O Sudário”, de Cristina Rodrigues, regressa a Viseu para exposição no Coro Alto da Sé

 

Este sábado, dia 8 de abril, têm início as celebrações e eventos da Semana Santa de Viseu. O programa prolonga-se até 16 de abril, domingo de Páscoa e, a par das diversas realizações religiosas, contempla ainda uma mostra de doçaria tradicional, um concerto de música clássica e uma exposição “made in Viseu”.  

O primeiro fim-de-semana será marcado pelo regresso da exposição “O Sudário”, da artista Cristina Rodrigues, a Viseu, depois de uma passagem e estreia mundial na Bienal de Arte de Colombo, em dezembro passado, no Sri Lanka. A abertura da exposição, que trará algumas novidades relativamente à sua primeira apresentação, terá lugar no sábado, dia 8, pelas 18H30, e estará patente no Coro Alto da Sé de Viseu até 21 de maio. A criação, inspirada no “Sudário de Turim”, a famosa peça de linho que é apresentada como o manto que cobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte, nasceu do linho artesanal de Várzea de Calde.

Também no arranque da Semana Santa, a Casa da Ribeira recebe uma mostra de doçaria tradicional de Páscoa, onde se destacam os doces típicos da época, nomeadamente o bolo de azeite, o pão-de-ló ou o bolo podre. No sábado, a mostra decorre entre as 14 e as 18 horas e, no domingo, entre as 10 e as 18 horas. A entrada é livre.

Domingo, dia 9, terão início as celebrações religiosas. O dia começará no Adro da Sé, com a tradicional Bênção de Ramos, pelas 10H45, seguida da Eucaristia, na Sé de Viseu. À noite, pelas 21 horas, realiza-se a Via Sacra, um dos momentos mais aguardados e participados da Semana Santa, que percorrerá as praças e ruas do centro histórico da cidade-jardim. A encenação dos episódios ficará a cargo do Agrupamento de Escuteiros de Ranhados.

Durante a semana, destaque para o Concerto da Orquestra do Norte, com o Coro Spatium Vocale, pelas 21 horas do dia 12 de abril, na Sé de Viseu. O grupo interpretará “Stabat Mater”, de Gioachino Rossini, um poema de origem medieval que retrata o sofrimento de Maria ao presenciar a crucificação de Jesus Cristo. O concerto terá lugar pelas 21 horas e a entrada é livre.

Haverá também a já habitual Amentação das Almas, no dia 13, pelas 21 horas, no Largo Pintor Gata, que contará com a presença de vários grupos do concelho de Viseu, e, na sexta-feira, dia 14 de abril, a Procissão do Enterro do Senhor, com início na Igreja dos Terceiros, pelas 21 horas. Missas e ofícios de leitura decorrerão também na Sé de Viseu.

O programa da Semana Santa termina no Domingo de Páscoa, dia 16 de abril. No romper da manhã, pelas 07 horas, a Igreja Baptista de Viseu celebra o Culto da Ressurreição, no Monte de Santa Luzia, que precede o Concerto Pascal, no Templo da Igreja, pelas 11 horas. Também na Sé de Viseu, pelas 11 horas, terá lugar a Eucaristia de Páscoa.

Consulte o programa completo.