Voltar

Museus municipais de Viseu assinalam Dia Internacional dos Museus

De 18 a 21 de maio, o programa da Festa dos Museus inclui visitas guiadas, palestras, oficinas temáticas, exibições de filmes e um passeio pelas margens do Pavia

O Dia Internacional dos Museus assinala-se hoje, 18 de maio, e os museus municipais de Viseu associam-se mais uma vez a esta celebração mundial com uma programação para toda a família, que decorrerá ao longo de três dias, até 21 de maio.

A “Festa dos Museus” promove visitas guiadas, ateliês e oficinas temáticas que incitam à exploração, de forma pedagógica, das várias áreas dos museus, jogos, palestras e a possibilidade de conhecer os museus “fora de horas”.

Ao longo dos três dias, a entrada é gratuita em todos os museus municipais. Ao longo do dia de hoje, os museus aderentes terão horário de visita alargado, até às 20 horas. Já no dia 20, e com a realização da “Noite dos Museus”, o horário de funcionamento estende-se até às 20 horas na Casa da Lavoura e Oficina do Linho, na Casa da Ribeira, no Museu do Quartzo e na Quinta da Cruz, e até à meia-noite no Museu Almeida Moreira e Coleção Arqueológica José Coelho.

Até domingo, 21 de maio, os museus municipais oferecem ainda visitas guiadas aos seus espaços e exposições, pelas 11 e 15 horas. Uma visita extra terá lugar no sábado, dia 20, pelas 18 horas.

Este ano, o Dia Internacional dos Museus é também o dia escolhido para a abertura da exposição temporária “ÔÉ! Histórias de Ciência; Ciência na Rua”, no Museu do Quartzo. Esta é uma exposição dedicada à ciência, desenvolvida pelo Centro Ciência Viva de Extremoz, que convida a explorar o percurso expositivo ao longo de várias atividades interativas e experimentais. Nesta exposição, os visitantes poderão também conhecer melhor alguns dos principais protagonistas da história da ciência como Darwin, Einstein, Jean Foucault, Mendeleev e Otto Von Guericke. A exposição estará patente até dia 20 de agosto.

Destaque ainda para a palestra “Os Escravos do Valle da Gafaria: Recuperar a Identidade dos Ossos”, conduzida por Maria Teresa Ferreira, especialista em antropologia forense, que terá lugar na Coleção Arqueológica José Coelho(Casa do Miradouro), pelas 18 horas.

A Casa das Memórias receberá também a palestra “Comunidades Amigas de Pessoas com Demência”, promovida pelo Centro de Apoio de Alzheimer de Viseu, no dia 20 de maio, pelas 16 horas.

Conheça toda a programação disponível aqui