Voltar

Viseu conquista distinção da BTL 2017

Cidade de Viriato foi uma das quatro presenças distinguidas, com uma “menção honrosa” para “melhor stand público”

Município de Viseu e Viseu Marca conquistaram esta segunda-feira uma das quatro distinções dos prémios da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2017.

A segunda participação de Viseu naquele que é o maior certame de turismo nacional mereceu uma Menção Honrosa para “Melhor Stand Público”, ao lado de Cuba (“Melhor Stand Público”) e de Pampilhosa da Serra (Menção Honrosa). A Associação Portuguesa de Agência de Viagens e Turismo conquistou o prémio de “Melhor Stand Profissional”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta distinção é um reconhecimento nacional da qualidade do trabalho realizado nos últimos anos na organização e promoção turísticas de Viseu. É a confirmação de que um caminho que estamos a fazer. Viseu é hoje um destino e uma marca em afirmação, num projeto coletivo que envolve comunidade e operadores.”

A sessão de entrega de prémios foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Município e Viseu Marca foram representados por Jorge Sobrado, gestor da marca Viseu. 

Para o Presidente da Viseu Marca, João Cotta, entidade parceira do Município nesta presença, “este é um sinal e um reconhecimento independentes do projeto de marketing territorial de Viseu, iniciado nos últimos anos pelo Município e a que se juntou em 2016 a Viseu Marca”.

Já para Jorge Sobrado, “em ‘Ano Oficial para Visitar Viseu’ esta distinção tem um sabor a prémio”. “Num destino sem tradição de promoção em certames desta dimensão, é uma conquista, é uma vitória.”

A BTL 2017 foi a maior edição do certame de sempre, com mais de 1200 expositores e 78 mil visitantes. Entre os expositores contaram-se todas as regiões de turismo, 42 destinos internacionais e 30 municípios.

Desde 2016 que Município e Viseu Marca desenvolvem conjuntamente um plano de instrumentos de promoção de Viseu enquanto destino turístico, de que são também exemplo o site visitviseu.pt, a Feira de São Mateus, os festivais literário “Tinto no Branco” e de street art “Tons da Primavera”, e o “Ano Oficial para Visitar Viseu”.

2017 deverá ser para Viseu o melhor ano turístico da década, registando um volume de cerca de 200 mil dormidas.