Voltar

Feira de São Mateus vive novo "tempo áureo"

Revitalizada, a mais antiga feira franca viva da Península celebra 625 anos. Espera 1 milhão de visitas, com surpresas e novidades, em “Ano Oficial para Visitar Viseu”



Em ano de aniversário redondo – 625 anos –, a Feira de São Mateus declara-se como “a feira popular portuguesa de referência”. Em 2016 alcançou mais de 1 milhão de visitantes em Viseu, depois de um projeto intenso de revitalização histórica, modernização da organização e requalificação da sua infraestrutura, que deu frutos.

A edição de 2017 foi ontem apresentada, em Viseu, e realiza-se entre 11 de Agosto e 17 de Setembro. Os 6 domingos serão “francos” (de entrada livre). “É um tributo ao aniversário da mais antiga feira franca viva da Península, a pensar especialmente nas famílias”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a Feira de São Mateus vive hoje, de novo, um tempo áureo. A aposta na reabilitação do certame e na sua qualificação de ‘A a Z’ foi bem sucedida. Em 2017, as expectativas estão ainda mais altas, para todos os públicos – e a organização voltou a surpreender.”

Em 2017, o certame promete novos passos no projeto de revitalização e qualificação, trazendo ao “Campo de Viriato” novas arquiteturas e experiências-surpresa, ao lado de um “cartaz de luxo em ano de ouro”.

Uma das principais novidades está relacionada com a apresentação do projeto municipal “Viseu Arena”, a futura sala de espetáculos da cidade de Viseu, que promete ser a maior da região Centro, com uma capacidade superior a 5000 pessoas. O Município está a preparar uma “experiência imersiva” no certame para conquistar futuros públicos.

Outra das novidades é a instalação de uma praça-jardim, com cerca de 900 m2, sombreada e com difusão de vapor de água, irá nascer na “Praça de Viriato”, como espaço de encontro, de eventos e de descanso.

O investimento nas arquiteturas chega também à gastronomia. Em 2017, a Feira apresenta uma nova rua no seu recinto, com novos stands e esplanadas, dedicada à iguaria gastronómica mais antiga da feira: as enguias de conserva da Murtosa.

No plano de cartaz musical, a Feira de São Mateus orgulha-se em 2017 de apresentar “a melhor programação de sempre”. No Palco Santander Totta estreiam-se bandas e artistas como Seu Jorge e Paula Fernandes, Matias Damásio e Nélson Freitas, Aurea e HMB. Juntam-se-lhes nomes consagrados como Resistência, Pedro Abrunhosa, Marco Paulo, Paulo de Carvalho ou José Cid. O cartaz não fica completo sem Cuca Roseta, David Carreira, AGIR, DENGAZ e Diogo Piçarra, entre outros.

Dos 38 dias do certame, 16 serão de entrada paga e 22 de entrada livre, mas em todos a Organização assegura programação de palco e momentos de animação. Em dias gratuitos atuarão artistas tão marcantes como April Ivy, Capitão Fausto e Fábia Rebordão.

No plano artístico, uma das novidades avançadas é o projeto de uma “Grande Orquestra de Percussão da Feira”, que atuará na abertura e no encerramento, composta por algumas centenas de artistas, profissionais e amadores, jovens em formação ou crianças. A Orquestra, promovida pelo Município, criará um reportório original, interpretado com objetos relacionados com a Feira de São Mateus, a par de instrumentos de percussão convencionais.

Depois de uma fase de quase desaparecimento, o artesanato regional volta este ano a reconquistar posição na “guardiã das feiras populares do país”. Segundo a organização do evento, a Feira destina em 2017 uma área nobre para acolher artesanato autêntico da região e do país. Durante as cinco semanas, em oito stands, cerca de 24 artesãos apresentam-se, com exposições, ateliers e trabalhos ao vivo.

Ainda na esfera das tradições de Viseu, a Feira destaca este ano mais de uma dezena de experiências e realizações, entre as quais o “Dia de Viriato”, o “Festival Internacional de Folclore de Viseu”, o concurso dos vestidos de chita (com participação aberta à comunidade), o Passeio Histórico de Automóveis Antigos (parceria com o Automóvel Clube de Viseu), o cinema ao ar livre e a “Banda Desenhada”.

Ao todo, a Feira de São Mateus 2017 contará mais de 120 eventos, entre concertos e outros espetáculos, sessões de cinema, cortejos alegóricos, desfiles populares, concursos tradicionais, passeios históricos, peddy papers, exposições, workshops e visitas guiadas à cidade.

Na noite de apresentação da programação geral do certame, foram divulgadas “revelações” históricas da Feira, como a descoberta do “programa oficial” conhecido mais antigo datado de 1937 e de um “cartaz oficial” desconhecido de 1934. “Pérolas de um património imaterial que estamos a reunir e valorizar”, reconhece o Presidente da Câmara, Almeida Henriques.

As últimas novidades da Feira de São Mateus 2017 serão reservadas para as vésperas da sua abertura.

Toda a informação e programação está disponível em www.feirasaomateus.pt e nas suas contas de Facebook e Instagram. A bilheteira, na rede Blueticket, está disponível online e nas lojas habituais.