Voltar

Festa das Vindimas consolidou Viseu como “cidade vinhateira do Dão”

Hotelaria registou elevada taxa de ocupação e, em muitos casos, lotação máxima. Concerto de Ana Moura, na Sé, recebeu “enchente” sem memória

 

No “Ano Oficial para Visitar Viseu”, a Festa das Vindimas de Viseu registou um novo recorde de público.

Na quarta edição do evento, realizada entre 21 e 24 de Setembro, estima-se que pelo menos de 27 mil pessoas tenham participado de uma das 25 atividades propostas por este evento que, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “consolidou a sua marca incontornável na agenda enoturística nacional”.

“Viseu é hoje uma cidade consciente e orgulhosa da sua identidade cultural, histórica e vinhateira, e que a promove e valoriza”, sublinha Almeida Henriques. “Somos a cidade vinhateira do Dão”.

Os concertos de Teresa Salgueiro, Márcia e Ana Moura, conquistaram mais de 11 mil pessoas, com especial destaque de público para a atuação da fadista de “Desfado”. No adro da Sé, o concerto de Ana Moura teve direito a uma “enchente” sem memória recente, seguida da atuação de Johny Abbey. Por sua vez, a Meia Maratona do Dão alcançou este ano cerca de 9000 participantes.

As visitas e vindimas nas várias quintas vinhateiras aderentes e o “Mercado de Vinhos e Sabores do Dão” instalado na cidade, na Praça do 2 de Maio, ao longo de quatro dias, conquistaram também vários milhares de visitantes.

A grande afluência de turistas nacionais e estrangeiros à cidade e ao evento foi ainda uma das dimensões marcantes. A hotelaria em Viseu registou taxas de ocupação especialmente elevadas – e grande parte das unidades atingiram a sua lotação máxima. Entre as nacionalidades estrangeiras mais notadas estão Espanha, França, Itália e Brasil.

Para o Presidente da Viseu Marca, João Cotta, “o crescimento turístico de Viseu é hoje uma realidade baseada numa oferta autêntica e de excelência, ligada à cultura, ao território e à economia local”.

No âmbito das atividades nas quintas vinhateiras (em Falorca, Lemos, Medronheiro, Pedra Cancela, Perdigão, Turquide, Vinha Paz e Vinha Reis), ganharam especial destaque as experiências de vindima e de pisa tradicional, que juntaram mais de meio milhar de visitantes, entre famílias, jovens e crianças. Houve ainda espaço para a realização de uma experiência de “vindima noturna”, na Quinta de Lemos.

No palco de concertos instalado no piso superior do Mercado passaram, nestes quatro dias, bandas e artistas como ADFECTUS, Tempo Singular, Carlos Viçoso e Mara Pedro, Gryzzler, No Sundays, Francisco Cappelle e Isabel Silvestre, para além de diversos workshops com bloggers de viagens.

Neste contexto, destaca-se ainda o sucesso do espaço infantojuvenil “Dão Petiz”, com diversas oficinas, que reforça, no ver da Organização, “a importância da oferta de animação familiar na cidade e o potencial do turismo de famílias”.

Progressivamente, na rede social Instagram, começam também a ser publicadas as imagens produzidas pelos “igers” do “Instameet Viseu 2017”, iniciativa de criação fotográfica integrada na Festa das Vindimas. É possível encontrá-las com o hashtag #instameetviseu2017. À data são quase 200 as imagens publicadas. Até ao final do mês de Outubro serão conhecidas as imagens premiadas na iniciativa.

A Festa das Vindimas de Viseu é uma iniciativa do Município de Viseu, com produção executiva da VISEU MARCA, e em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão. Conta com os patrocínios do NOVO BANCO, GALP e Auto Sertório e o apoio institucional do Turismo do Centro.