Voltar

QUINTA DE TURQUIDE


Morada: S. João Lourosa 3500-000 Barreiros Viseu
Telefone: 232440960

A visita à Quinta da Turquide leva-nos numa viagem até aos anos 30 do século passado do fundo rural de São João de Lourosa. Aqui, as vinhas têm por vizinhos pomares de macieiras e um genuíno ambiente rural e de bosque dá as boas-vindas aos visitantes. Uma antiga casa rural, completamente recuperada, proporciona o acolhimento e domina sobre os vinhedos. Uma sala de provas está também disponível em Turquide.

Um pouco de história…
Adquirida pelos atuais proprietários em 1939, a Quinta focou-se na cultura da vinha, tendo produzidos mostos de uvas brancas para a elaboração de espumantes fora da região demarcada.
A partir da década de 70, as uvas produzidas nesta Quinta são comercializadas à Adega Cooperativa de Silgueiros, tendo sido a partir daqui iniciada a plantação dos primeiros pomares de macieiras.
Arrendada à família em 1992 pelo atual produtor, Nuno Miguel Matos, é a partir desta data que começam a ser feitos investimentos que permitem a renovação dos vinhedos e a produção dos próprios vinhos.
A partir dos anos 90, o predomínio das castas brancas recua devido à cada vez maior procura de vinhos tintos do Dão. A estrutura das vinhas foi sendo alterada, passando a uma relação de forças de 70% de castas tintas e 30 para as brancas.
Atualmente, a área de vinha é de cerca de 8 hectares e as vinhas estão enxertadas com as castas autóctones da região.
A produção média anual da Quinta da Turquide é de 50 mil garrafas. Nos últimos anos, a Quinta da Turquide tem sido premiada nos vários concursos promovidos pela Comissão Vitivinícola da Região do Dão, estando em curso a sua adesão à Rota dos Vinhos do Dão.

Os Vinhos
O vinho tinto produzido na Quinta da Turquide é proveniente unicamente das uvas aqui produzidas. Estas uvas são feitas em modo de Produção Integrada. Cerca de 50% do encepamento é de Touriga Nacional, sendo os restantes das castas Jaen, Aragonês, Alfrocheiro e Tinta Pinheira, por ordem de importância. Os brancos são feitos unicamente por uvas da casta Encruzado.
O vinho tinto é feito com desengace dos cachos, sofrendo estes um ligeiro esmagamento, sendo a fermentação feita em cubas inox, com controle de temperatura. A maceração é em regra geral superior a uma semana.

O Produtor
Nuno Miguel Bico Rodrigues de Matos, nascido no ano de 1965, é engenheiro agrónomo. Em 1992, instala-se como jovem agricultor, dedicando-se desde então à viticultura e enologia bem como à fruticultura.