Voltar

QUINTA PEDRA CANCELA


Morada: Oliveira de Barreiros - São João Lourosa Viseu
Telefone: 232 461 437

Situada em Oliveira de Barreiros, na sub-região de Silgueiros, onde Deus abençoou a terra para o cultivo da vinha, da oliveira e da maçã, a Quinta do Vale do Dão é o berço dos vinhos Pedra Cancela.
Entre os 14 hectares da propriedade, destacam-se os 10 dedicados à cultura da vinha, em solos graníticos, pontuada por olivais e por floresta. Uma magnifica tília pontifica na paisagem, espécie de torre de vigia do território a perder de vista. Ao fundo, há o perfil da serra e perscrutam-se outros vinhedos da região.
Até 1999, João Coelho Gouveia e a anterior geração da família entregavam as suas uvas na adega cooperativa local. Foi o filho do proprietário, João Paulo Gouveia, viticultor e enólogo de formação e paixão, que empreendeu um projeto inovador de reestruturação das vinhas e de criação dos vinhos com marca própria. A quem visitar a quinta nestes dias da Festa das Vindimas ouvirá o testemunho vivo da boca do protagonista. Uma narrativa que salta os muros da sua quinta e chega a muitas outros vinhedos da região, onde o viticultor e enólogo colocou também a sua ciência e dedicação.
A produção dos Pedra Cancela iniciou-se com 5000 garrafas de vinho tinto. Em 2003 surgem um branco e um Touriga Nacional topos de gama. Atualmente, as referências multiplicam-se, dando especial destaque a castas rainha do Dão, à produção eco-friendly e a vinhos de assinatura. Os prémios sucedem-se, com destaque para a Grande Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados.
O convite está de pé para uma descoberta e uma experiência imperdíveis.