Voltar

QUINTA DE LEMOS


Morada: Passos do Silgueiros | 3500-541 Silgueiros | Viseu | Portugal
Telefone: 232 951 748

A Quinta de Lemos é uma jóia de Viseu e da Região, feita em nome da amizade. Bem situada no vale do Dão, a mais antiga região produtora de vinho de Portugal, a quinta fica no planalto da Beira Alta, a uma altitude de 340 metros. Neste paraíso verde do centro de Portugal, possui um total de 50 hectares, 25 dos quais de vinhas, 8 de oliveiras e os restantes entre pinhal e horta.
O granito e os solos arenosos marcam a região e a Quinta, bem protegidos por quatro grandes Serras – Estrela, Caramulo, Buçaco e Nave. O clima é continental com as influências atlânticas que se traduzem numa humidade e frescura.
O sistema agrícola implementado na Quinta é a proteção integrada, que reduz ao mínimo as intervenções de produtos fitossanitários, em respeito pelo ambiente.

O sonho
Com a ambição de criar um vinho exclusivo, em meados da década de 1990, Celso de Lemos compra uma vinha em Silgueiros. O sonho seria criar um vinho dedicado aos seus familiares e amigos mais próximos; um vinho de amizade, que proporciona uma boa conversa e que fortalece os laços entre as pessoas. E foi assim que as primeiras linhas de vinhas plantadas na Quinta de Lemos, tem cada uma delas, o nome de um amigo ou familiar, e cada um deles pode ter acesso ao vinho feito com as uvas da sua linha. O objetivo máximo da quinta é produzir um vinho de altíssima e indubitável qualidade: equilibrado e distinto, reforçando o grande carisma do Dão que junta a tradição e a modernidade, a tecnologia e a natureza.

As Castas da Quinta e o Dão
Uma das características que torna os vinhos Quinta de Lemos tão especiais é a sua dependência de variedades regionais: A Touriga Nacional, casta por excelência tipicamente portuguesa, frutada, robusta com elevado teor de taninos, proporciona aromas de amoras, bergamota e florais de violeta.
A Tinta Roriz é uma casta de cor muito escura e sabor elegante, aroma frutado com um toque a framboesa e especiarias.
A Jaen é uma casta delicada com aroma intenso, lembra mirtilos, amoras, morangos e floral de resinosos, o que a torna numa casta muito especial. O seu carácter elegante e persistência no paladar tornam-na num vinho difícil de esquecer.
O Alfrocheiro é uma casta que envelhecendo confere um aveludado único. Tem um aroma a groselha, banana e florais de jasmim, bastante pronunciado com bastante persistência de cor vermelho granada.
Em cada ano a Quinta de Lemos apresenta vinhos feitos de misturas de castas (blends), como os clássicos vinhos do Dão e diferentes vinhos mono-varietais que exibem as melhores características individuais de casta.
Em memória aos antepassados da família, a Quinta de Lemos nomeia os vinhos mais nobres com nomes da família Dona Georgina, Dona Santana, Dona Louise e D. Paulette são as matriarcas da família.

O Enólogo
Hugo Chaves nasceu em Viseu em 1972 licenciou-se em engenharia agro alimentar no Instituto Politécnico de Viseu e estudou enologia na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto de Douro. Participou na fundação da Quinta de Lemos, em 1997, com grande dedicação. Dotado de uma personalidade calorosa e uma mente criativa, o enólogo Hugo Chaves tem preferência por vinhos intensos, encorpados e saborosos. Na sua formação e ainda como enólogo estagiário passou por casas internacionais como ChatêauLa Tour – Salboeuf, Libourne, Bordéus Superior.