8 de abril a 7 de maio de 2023 | Grandes Eventos

Exposição "Proibido por Inconveniente - Materiais das censuras no Arquivo Ephemera"

A Casa Amarela, em Viseu, acolhe a nova exposição temporária "PROIBIDO POR INCONVENIENTE - materiais das censuras no Arquivo EPHEMERA”. 
 
Concebida através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC e a associação cultural EPHEMERA, a exposição, com coordenação do historiador José Pacheco Pereira e curadoria de Carlos Simões Nuno e Júlia Leitão de Barros, fez parte do programa ABRIL EM LISBOA, inserido nas comemorações da Revolução do 25 de Abril, e chega agora a Viseu, com o apoio da Câmara Municipal. 
 
A iniciativa pretende demonstrar, através de vários núcleos temáticos, as consequências da censura no nosso país durante o período do Estado Novo, expor a corrupção vivida nessa altura e a forma como o "lápis azul” influenciou o legado português até aos dias de hoje. 
 
José Pacheco Pereira adianta que "a instituição mais eficaz do Estado Novo foi a censura” e, nesta mostra, fica evidente o alcance da condenação de informação, praticada durante quase cinco décadas em Portugal, seja em órgãos de comunicação social, livros, discos e até publicações clandestinas. 
 
A exposição é de entrada livre, entre as 12 e as 19 horas durante os dias úteis; das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas aos sábados; e das 14 às 19 horas nos domingos e feriados. Exceções podem acontecer aquando acordado para visitas organizadas de grupos.