31 de Maio de 2022

Museu Keil Amaral recebe Ciclo de Palestras sobre Arte Contemporânea

"(Re)parar na arte do nosso tempo” chega ao Museu nos dias 3 e 4 de Junho
 
O Museu Keil Amaral vai dedicar dois dias à Arte Contemporânea com o ciclo de palestras "(Re)parar na arte do nosso tempo”.
 
Nos dias 3 e 4 de Junho, o Museu Municipal acolhe um programa de quatro conferências que oferecem aos participantes um espaço de discussão e pensamento sobre um conjunto de temáticas extraídas da análise de autores do panorama artístico contemporâneo.
 
Nesta atividade, dirigida ao público em geral, serão discutidos temas como Arte Contemporânea: uma introdução (3 de Junho – 10H – 12H); Livros de artista e a infância (3 Junho – 14H30 — 16H30); Pendulum: entre a criação plástica e a música contemporânea (4 Junho– 10H – 12H); e Maria Keil: a intimidade como lugar de invenção (4 Junho – 14H30 — 16H30).

Dinamizado por Samuel Silva, artista plástico, professor universitário e investigador, este ciclo de conferências pretende gerar uma oportunidade de contacto e familiarização com a cultura contemporânea em toda a sua amplitude disciplinar, metodológica e processual, assim como, fornecer um conjunto de ferramentas para análise e interpretação das práticas artísticas do nosso tempo.
 
A inscrição é gratuita, através do email museukeilamaral@cmviseu.pt, e deve ser realizada até dia 1 de junho.
 
Os projetos deste artista têm explorado as relações entre a prática artística e o seu contexto social, o envolvimento e participação do público em processos de criação, assim como desenvolvido experiências criativas que problematizam situações intersticiais entre arte e educação.
Samuel Silva é Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, doutorado em Educação Artística com a tese "Desenhando-se. Inter-relações entre a experimentação artística e a construção de subjetividades em ambientes de aprendizagem" e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas, sendo ainda membro integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desenvolve investigação nas áreas da educação artística e mediação em espaços culturais, tendo colaborado nos últimos anos com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, concebendo e coordenando cursos, ações de formação, conversas ou desenvolvendo projetos de índole experimental