25 de Maio de 2023

Comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu de D. Teresa arrancam este sábado

Sessão de abertura oficial está agendada para as 15H30, no Claustro da Sé. Pela mesma hora, inicia o Cortejo Histórico, entre o portão principal do Fontelo e o Adro da Sé

Este sábado, dia 27 de maio, o Município de Viseu inicia o programa de Comemorações dos 900 anos do Foral de Viseu de D. Teresa. Presentes nestas Comemorações estarão o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, e os restantes elementos do Executivo Municipal.

O Claustro da Sé de Viseu será o palco principal da Sessão de Abertura Oficial, pelas 15H30, momento solene no qual será apresentada a Comissão de Honra. 

Pela mesma hora, terá início, junto ao portão principal do Fontelo, o Cortejo Histórico, um dos momentos altos das Comemorações. Numa parceria com o Município de Santa Maria da Feira, serão cerca de 200 os atores e figurantes – deste município parceiro, da Zunzum Associação Cultural, do Grupo Tribal e da comunidade local - que participam neste desfile, o qual visa recrear o quadro social, político e religioso em torno da Rainha D. Teresa.

A "Rainha de Portugal” será protagonista neste cortejo, acompanhada pela Corte, o Clérigo e os cavaleiros-vilões, e irá percorrer as ruas da Cidade-Jardim até ao Adro da Sé, praça de excelência do Centro Histórico, onde irá entregar, simbolicamente, o Foral de Viseu ao Presidente da Câmara Municipal. Após a saída do Fontelo, o Cortejo prosseguirá pela Avenida Capitão Silva Pereira, Rua Alexandre Lobo, Praça da República, Rua Formosa, Rua do Comércio, Praça D. Duarte e culminará no Adro da Sé.

Ainda nesta tarde, o Museu de História da Cidade abrirá portas a uma nova exposição, especialmente preparada para celebrar a figura de D. Teresa. "O Foral de Viseu de D. Teresa. 1123_usos e costumes” é o título desta mostra de peças de vestuário e equipamento militar do século XII, que irá inaugurar pelas 17 horas.

É ainda de destacar, na segunda-feira, dia 29 de maio, a realização da Cerimónia de Obliteração do Selo Comemorativo, uma iniciativa que surge em parceria com os CTT – Correios de Portugal, no âmbito do Plano Filatélico 2023. A cerimónia está agendada para as 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Face ao anúncio inicialmente realizado, o Município de Viseu avança com uma agenda de eventos mais reduzida no arranque destas Comemorações. Esta decisão, de manter apenas a Sessão de Abertura Oficial, o Cortejo e a inauguração da exposição, reagendando as animações de rua e o concerto de abertura, prende-se com o agravamento das condições meteorológicas (chuva) para o final do dia, bem como os jogos e as celebrações já esperadas da final da Liga Portugal. Por estes mesmos motivos, também a Feira dos Ofícios, agendada para o fim de semana, no Parque Aquilino Ribeiro, foi adiada.