Voltar

Arranca Amanhã a Edição mais Internacional de Sempre do Festival Literário de Viseu

Abertura será às 18H30, no Solar do Vinho do Dão. Até domingo, mais de 30 eventos fazem um cartaz que inclui nomes como Joanne Harris, Mia Couto e Olivier Rolin.

O evento enoturístico “Vinhos de Inverno” volta com o seu parceiro de eleição: o Festival Literário de Viseu, o “Tinto no Branco”. De amanhã a domingo, o Solar do Vinho do Dão recebe prestigiados nomes da literatura numa programação intensa combinada com provas dos néctares do Dão, concertos, performances, sabores e atividades para todas as idades.

A abertura oficial está agendada para amanhã, sexta-feira, pelas 18H30, no Solar do Vinho do Dão. O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, bem como da Presidente e Diretores da Viseu Marca, Cristina Paula Gomes, Jorge Sobrado e Pedro Figueiredo, respetivamente.

Joanne Harris, a autora do best-seller “Chocolate”, o prémio Camões Mia Couto e Olivier Rolin, um dos mais respeitados escritores franceses da atualidade, são os protagonistas da programação mais internacional de sempre do festival literário. Junta-se-lhes o escritor e poeta lusófono Abrãao Vicente, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo-Verde, e outros nomes marcantes como Daniel Jonas, Ricardo Pais, António-Pedro Vasconcelos, Pedro Abrunhosa, Deana Barroqueiro e – o já “padrinho” do evento – Francisco José Viegas.

Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, destaca o alcance internacional que o festival conquista nesta edição. Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu “esta aposta reforça a importância de Viseu no cartaz dos eventos literários ibéricos e terá um natural reflexo na atratividade de públicos.”

Nesta edição, o “Tinto no Branco” coloca a literatura em debate com outros géneros narrativos como o cinema, o teatro, a música e patrimónios como o vinho e a gastronomia. Para além das “mesas” e das “conversas de vida”, o festival realiza workshops de escrita criativa e performances literárias.

Para Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Diretor da Viseu Marca, “o Tinto no Branco alcança na sua quarta edição a maturidade e um estatuto de reputação cultural que o tornam incontornável. A sua diferenciação, através da associação inédita da literatura aos vinhos e ao património, confere-lhe um lugar absolutamente único.”

O Solar do Vinho do Dão acolhe neste fim-de-semana as conversas e iniciativas do festival literário, concertos e performances artísticas, mas também o salão de provas com os produtores de vinhos do Dão, workshops vínicos, um espaço para os mais novos, uma mostra dos produtos agroalimentares e do artesanato locais e o restaurante “QB Events”.

A música está presente ao longo dos três dias e tem como cabeças de cartaz Luís Severo, amanhã, e a banda Dead Combo, na noite de sábado. Ambos os concertos terão início às 22:30 e serão de entrada gratuita, mas limitados à lotação do espaço.

Uma livraria funcionará em permanência durante o evento.

O “Vinhos de Inverno” e o “Tinto no Branco” são uma organização do Município de Viseu e da Viseu Marca, tendo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão como parceira. São patrocinadores do evento a GALP, a LITOCAR e a Cássia Lignéa.

Toda a informação e programação está disponível em www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt.