Voltar

Museus Municipais de Viseu celebram Jornadas Europeias do Património

Rede municipal de Museus proporciona atividades para todos os públicos, no próximo fim de semana

 

No próximo fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, os Museus Municipais de Viseu vão proporcionar um conjunto de oficinas, workshops, roteiros, jogos e visitas guiadas temáticas no âmbito da celebração das Jornadas Europeias do Património. “Artes, Património e Lazer” é o do mote do evento, este ano.

Ao longo dos 2 dias, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, a Coleção Arqueológica José Coelho/Polo Arqueológico de Viseu, a Casa da Ribeira, o Museu de História da Cidade, o Museu Almeida Moreira, o Museu do Quartzo e o Museu do Linho de Várzea de Calde apresentarão uma série de atividades para todos os públicos e idades.

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO AQUI.

Para estes dias, a Quinta da Cruz preparou o workshop de fotografia “Da Quinta à Cava”. Guiado por Eduardo Ferrão, este workshop vai abordar as principais técnicas de fotografia e promover o contacto dos participantes com a natureza local. Este será um segmento de percurso dinâmico que se inicia na Quinta da Cruz e finaliza na Cava de Viriato. Realiza-se nos dias 28 e 29, pelas 14 horas.

Já no dia 29, pelas 16 horas, a Quinta recebe a inauguração da exposição “Cartografias da Cidade”, concebida por 7 artistas de Viseu - Joana Braguez, Liliana Velho, Juliana Ferreira, Carlos Sousa, Raquel Balsa, Paulo Correia e Pedro Inock. Para esta mostra, cada artista escolheu uma palavra como ponto de partida para uma ação, performance ou conjunto de obras envolvendo a paisagem e pessoas da comunidade.

A Coleção Arqueológica José Coelho/Polo Arqueológico de Viseu vai organizar, no sábado e domingo, um passeio guiado pela Cava de Viriato. Com início pelas 10 horas, em ambos os dias, este passeio vai revelar os pormenores da investigação deste enigma arqueológico e a história da sua relação com a cidade e com o mito de Viriato. O ponto de encontro é junto à estátua do guerreiro.

A Casa da Ribeira, guardiã do artesanato da região, vai proporcionar o workshop “Cultive o seu Próprio Tempero”. Com a ajuda da artesã Lia Alvadia, os participantes vão aprender a construir um pequeno herbário. Esta atividade gratuita realiza-se no sábado, dia 28, pelas 15 horas.

O Museu de História da Cidade, na Rua Direita, organiza o peddy-paper “Viseu, uma cidade com história para descobrir”, no sábado e domingo, pelas 10H30. Nesta atividade, os participantes vão percorrer a cidade e descobrir monumentos, personagens históricas e jardins, entre outros ícones da cidade.

No Museu Almeida Moreira, destaque para o roteiro “Viseu ao Tempo de Almeida Moreira”, no sábado e domingo, pelas 10H30. Os participantes vão percorrer os recantos da cidade onde se sente, ainda hoje, a marca deixada pela personalidade viseense.

No Museu do Quartzo, haverá várias oficinais, visitas guiadas e roteiros pelo Museu e a sua envolvente. No domingo, dia 29, da parte da manhã, haverá um roteiro seguido de um workshop sobre as diversas formas geométricas do Monte de Santa Luzia.

No Museu do Linho, os visitantes vão percorrer o roteiro “Ouvir o Outono de Várzea de Calde”. Esta atividade propõe a recolha de sons da aldeia e da paisagem em redor do Museu, conciliando o património, a arte e o turismo de natureza. É no sábado, pelas 15 horas.

O programa completo das Jornadas Europeias do Património em Viseu pode ser consultado em www.visitviseu.pt e em www.cm-viseu.pt. As atividades requerem inscrição prévia através de contacto com cada um dos Museus.

As Jornadas Europeias do Património foram lançadas em 1991 por iniciativa do Conselho da Europa e com o apoio da Comissão Europeia, procurando consciencializar os cidadãos europeus para a importância do seu património cultural.

De acordo com a Direção Geral do Património Cultural, entidade que coordena a programação das Jornadas Europeias do Património em Portugal, “pretende-se com este tema destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.

Todas as novidades sobre os Museus Municipais de Viseu podem ser conhecidas em www.visitviseu.pt e no Facebook e Instagram “Museus de Viseu”.