Voltar

Em setembro, quintas vinhateiras do Dão abrem portas para vindima e visitas

Experiências no mundo rural acontecem a 19 de setembro, integradas no CUBO MÁGICO. Inscrições a decorrer

 

Em setembro, o CUBO MÁGICO abre espaço às “Culturas do Dão” e apresenta na sua programação alguns dos seus melhores trunfos e “colheitas”.

As viagens pelo mundo rural e pelo Dão vinhateiro estão de regresso, a 19 de setembro, num programa adaptado às exigências do período de pandemia que vivemos, proporcionando experiências alternativas e seguras a viseenses, visitantes e turistas. As inscrições estão já abertas e podem ser realizadas online, em www.cubomagicoviseu.pt.

São 13 as Quintas da cidade-região que se preparam para abrir portas e acolher os amantes dos vinhos do Dão, numa manhã (entre as 10 e as 13 horas) dedicada a experiências de vindima, de visita às quintas e adegas ou de provas de vinhos. São elas a Quinta dos Penassais, Quinta da Falorca, Adega da Corga, Quinta do Ribeiro Santo/Magnum Vinhos, Casa de Santar, Quinta de Reis, Quinta Chão de São Francisco, Quinta Vinha Paz, Quinta de Sirlyn, Quinta da Teixuga/Caminhos Cruzados, Quinta do Medronheiro, Quinta do Perdigão e Quinta do Soito/Soito Wines.

Garantir a melhor experiência e acolhimento aos participantes é o objetivo, mas garantir a sua segurança e conforto é também uma prioridade da organização e dos seus parceiros, pelo que, este ano, foram algumas as medidas a adotar face aos anos anteriores. Desde logo, o número de participantes é reduzido a um máximo de 10 pessoas por Quinta. Por outro lado, o transporte de e para a Quinta de eleição é da responsabilidade de cada participante, não havendo lugar a transporte coletivo, em autocarro. Também as merendas típicas, um dos pontos altos e de convívio das experiências nas Quintas são reinterpretadas para dar lugar a um conceito de merenda take-away: aos participantes é entregue um cesto em vime com os produtos regionais para poderem degustar livremente no interior da quinta, num local à sua escolha, evitando desta forma aglomerados de pessoas.

Neste contexto, as Quintas estão também a preparar todos os procedimentos de logística e higiene necessários para acolher os grupos, cumprindo com as diretivas indicadas pela Direção-Geral de Saúde. O uso de máscara é obrigatório ao longo de toda a atividade (seja ela vindima ou visita), o distanciamento social deve ser cumprido, assim como a desinfeção de todos os materiais a utilizar e a regular higienização das mãos.

A experiência na Quinta tem o custo de 20 euros por pessoa (crianças até aos 12 anos, inclusive, não pagam) e inclui a merenda típica e um seguro. Recorde-se que a realização do programa de atividades está também sujeita a condições climatéricas favoráveis. As inscrições decorrem até às 00 horas do dia 16 de setembro.

Acompanhe toda a programação online, em www.cubomagicoviseu.pt.

O CUBO MÁGICO é uma iniciativa do Município de Viseu, desenvolvida entre 21 de julho e 21 de setembro (confirmando-se as condições legais e sanitárias para a sua realização).

A VISEU MARCA, a CIM Viseu Dão Lafões, o Turismo do Centro, a AHRESP e a ACDV (Associação Comercial do Distrito de Viseu) são parceiras nesta organização.

A Mistolin é parceira de higiene e desinfeção dos espaços e equipamentos do CUBO MÁGICO.

São patrocinadores do evento o banco Santander, Altice, Sumol, Galp, Fidelidade, Nutriva, Lugrade, Ribeiro Santo, Super Bock, Litocar, Rede Expressos e FNAC.

A EDP Distribuição é patrocinadora do tema “Arte Urbana” do CUBO MÁGICO. A NOTCH é parceira na organização do “Viseu Estrela à Mesa”. A OMB Grupo Óptico associa-se às sessões de cinema do CUBO MÁGICO.

A este leque de parceiros junta-se, ainda, a Blueticket, no desenvolvimento de uma solução de bilhética adequada ao panorama atual de controlo de entradas.

O evento tem como Media Partners nacionais o Correio da Manhã e o jornal PÚBLICO. O Jornal do Centro é Media Partner local.