Voltar

Solar do Vinho do Dão acolhe nova exposição de pintura

“Da Terra – Retratos e Paisagens por José Melo” é organizada pelo Museu Almeida Moreira


Na próxima sexta-feira, 5 de junho, o Solar do Vinho do Dão abre portas a uma nova exposição de pintura, da autoria de José Melo e com a curadoria de Agostinho Ribeiro.

“Da Terra – Retratos e Paisagens por José Melo” é o nome da mostra que conta com 11 retratos, 24 paisagens e 4 narrativas que representam a perspetiva do autor em relação às suas vivências e memórias no meio rural.

Com a intenção de revelar a história e o estado de alma por detrás de cada máscara, o artista pinta procurando imprimir realismo e singularidade em cada uma das suas criações.

Segundo Agostinho Ribeiro, ex-diretor do Museu Nacional Grão Vasco e curador da exposição, “do autor, José da Silva Melo, retemos a sua prodigiosa capacidade de interpretar a realidade através das obras que compõe, como se fosse uma sinfonia”.

A exposição é complementada com elementos pertencentes ao Município de Viseu e a diversas entidades responsáveis pela salvaguarda do património cultural e etnográfico da região, que fortalecem a ligação entre as peças de arte e a ruralidade.

"Da Terra - Retratos e Paisagens por José Melo" é de entrada livre e estará patente até dia 26 de setembro, no Solar do Vinho do Dão.