Voltar

Viseu celebra Jornadas Europeias do Património com atividades para todos

A iniciativa decorre, no concelho, entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro e inclui visitas, oficinas, roteiros e instalações de luz

Sob o tema "Património Inclusivo e Diversificado”, em 2021, a celebração das Jornadas Europeias do Património terá a duração de dez dias. 

O Município de Viseu aceitou, mais uma vez, o desafio de estruturar uma programação pensada para todos os cidadãos. A mesma estende-se por vários locais e abraça não só os oito museus municipais, mas, também o Centro Histórico de Viseu, a Mata do Fontelo, os Jardins do Solar do Vinho do Dão e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. 

São mais de 30 atividades. A oferta vai desde visitas guiadas a exposições, a obras de arte itinerantes, passando por ateliês que prometem despertar a criatividade dos participantes, conversas e conferências, roteiros em busca de património e instalações de luzes.

De destacar, por exemplo, as visitas inclusivas às exposições patentes no Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho. Terão lugar no dia 25 de setembro, pelas 11 horas, e os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer as peças expostas através do tato. Serão, para além disso, utilizados outros suportes, nomeadamente, o texto em braile.

A criatividade das crianças também é estimulada, com diversas oficinas ao ar livre, promovidas pelo Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques, o Museu de História da Cidade ou a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea.

Viseu assinala, assim, estes dias unindo-se à missão de reunir as pessoas em torno da cultura e do património e, segundo a Direção Geral do Património Cultural, "incluir tantas pessoas diferentes quanto possível”.

A iniciativa é totalmente gratuita, no entanto, o número de participantes é limitado à lotação dos espaços. Todos aqueles que queiram marcar presença deverão inscrever-se previamente, utilizando os contactos disponíveis no programa, que pode ser consultado AQUI.