Voltar

Música, tradição e folia estão de volta às ruas da cidade com nova edição das Festas Populares

Festa das Freguesias, Marchas e Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos compõem o cartaz, de 17 a 24 de junho

Na Cidade-Jardim já se vive o espírito dos Santos Populares. Neste mês de junho, as celebrações próprias da época estão de regresso e em pleno, reunidas num cartaz muito aguardado por viseenses e visitantes, que dele poderão usufruir entre os dias 17 e 24 de junho.

A Festas das Freguesias, as Marchas dos Santos Populares e as Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos prometem trazer às ruas e avenidas uma enorme moldura humana, cumprindo assim as tradições que tão bem definem a identidade de Viseu.

"É um regresso feliz e muito aguardado deste conjunto de realizações que comprovam a autenticidade do nosso território”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas. "As Festas Populares de Viseu são uma das joias da nossa agenda cultural e é com especial agrado que registo todas estas sinergias criadas na comunidade para a sua concretização”, afirma o autarca.

O cartaz das Festas Populares de Viseu arranca já esta sexta-feira, dia 17 de junho, ao final da tarde, com a Festa das Freguesias. É no Parque Aquilino Ribeiro que as 25 Freguesias do concelho se reúnem para três dias dedicados à promoção da sua identidade, etnografia, gastronomia e património.

Estes serão também três dias que enaltecem a cultura e música popular, com duas dezenas de grupos de cantares e etnográficos, ranchos folclóricos, tunas e bandas filarmónicas a atuar no Parque da Cidade.

A noite de sábado, dia 18 de junho, está reservada para o desfile e concurso das Marchas dos Santos Populares. Pelas 21H30, oito grupos de marchantes desfilarão pela Avenida 25 de Abril, rumo à Praça da República, mostrando os seus trajes coloridos e as coreografias cuidadosamente preparadas nos últimos meses.

No ano em que regressam à rua, as Marchas contam com cerca de 700 participantes, entre marchantes – nas categorias infantil, juvenil e sénior - e acompanhamento musical. Todos eles irão cantar e dançar ao som da composição vencedora do concurso "Marcha Viseu 2022”, subordinada à temática "Vem para a rua Viseu / vamos cantar e bailar”, para além de outras canções, baseadas nas tradições e Santos Populares.
No dia seguinte, domingo, 19 de junho, é a vez das Cavalhadas de Teivas rumarem ao centro da cidade para o seu famoso cortejo centenário, que celebra este ano 369 edições.

Pelas 15 horas, 15 grupos de carros alegóricos, e ainda bombos e fanfarras, prometem uma tarde de folia nas ruas de Viseu, sem esquecer a célebre "Dança da Morgadinha”, onde as indumentárias coloridas são rainhas do desfile. O tema eleito para 2022 é "A Paz” e cerca de 300 pessoas estão envolvidas nesta organização.

Na localidade de Teivas, o cartaz das celebrações integra ainda dois concertos nas noites do dia 18, pelas 21H30, com a Banda Panorama, e no dia 19, pelas 21 horas, com a Banda Time. A decorrer esteve também o 2º Concurso de Quadras Populares ao São João, promovido pela Biblioteca Capitão Lobão Ferreira da Associação de Teivas, cujos vencedores serão revelados a 20 de junho, na sede da Associação.

Com o final do mês chega o dia de São João, a 24 de junho, dia em que saem à rua as Cavalhadas de Vildemoinhos. Com 370 anos de história, e com cerca de 15 carros alegóricos, esta manifestação da cultura popular viseense terá o seu início pelas 9 horas, dando assim seguimento à histórica e anual promessa feita por moleiros.

Pese embora o dia do cortejo a 24 de junho, as celebrações do São João, em Vildemoinhos, começam já esta semana. De 16 a 22 de junho, há Tasquinhas de Sardinha; dia 23, atua o grupo Soma & Segue, pelas 22 horas, seguindo-se a tradicional Queima do Pinheiro, pelas 23H30; dia 24, pelas 17 horas, realiza-se a Festa Religiosa em honra de São João Baptista e, à noite, pelas 22 horas, atua o grupo K7; dia 25, a noite conta também com a atuação musical da Banda Design, pelas 22 horas.

O programa de celebrações encerra no dia 26, com um Encontro de Músicas Tradicionais e Folclore pelas 15 horas; a atuação da Banda Sinfónica da PSP pelas 21H30 e da Infantuna Cidade de Viseu pelas 22H30.

Para a Vereadora da Cultura, Turismo e Património, Dr.ª Leonor Barata, "com os nossos grupos e associações, preparámos um cartaz preenchido, para que todos possam sair à rua e viver os Santos Populares, num clima deveras especial, já que este ano conseguimos lançar as quatro iniciativas”. "Quero aqui deixar o convite a todos os viseenses e amigos para celebrarem as tradições que tanto nos caraterizam e definem enquanto povo”, concluiu.