Voltar

VISEU RECEBE AMANHÃ A “TOUR DIEGO EL GAVI: SEIS CIDADES, SEIS WORKSHOPS, SEIS CONCERTOS”

Iniciativa pretende desconstruir preconceitos, divulgar a cultura e a música ciganas e impulsionar a integração das comunidades ciganas

Amanhã, quarta-feira, dia 22 de Junho, o Teatro Viriato receberá Diego El Gavi para um workshop de flamenco e um concerto do cantor e compositor lisboeta como parte integrante da iniciativa “Tour Diego El Gavi: Seis cidades, Seis Workshops, Seis Concertos”, promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações e com o apoio de seis Municípios, entre os quais o de Viseu.

O workshop teórico-prático, o qual se encontra já lotado, terá lugar entre as 17 e as 19 horas e abordará a origem e a evolução histórica do flamenco, a sua cultura, as diferentes correntes do flamenco atual, ritmos e sonoridades. Será lecionado por Diego El Gavi (cante), Paulo Croft (guitarra flamenca) e Carlos Mil-Homens (cajon), abordando vários temas, tais como tangos, alegrias de cádiz e estruturas.

Mais tarde, pelas 21H30, tem início o concerto, de entrada gratuita e limitado à lotação do Teatro Viriato, e que servirá de apresentação ao álbum de Diego El Gavi, intitulado “Puerta del Alma”. O músico será acompanhado em palco por Ricardo Pinto (trompete), Paulo Croft (guitarra), Victor Zamora (piano), Leo Espinosa (baixo) e Carlos Mil Homens (cajon).

Os bilhetes para o concerto podem ser levantados previamente, na bilheteira do Teatro Viriato, de segunda a sexta-feira, entre as 13 e as 19 horas, e no dia do concerto, até à hora do espetáculo.

Viseu é a quinta cidade a acolher o projeto que tem como objetivos principais a divulgação “da riqueza e diversidade das culturas ciganas, assim como distinguir a música e cultura como veículos privilegiados de promoção de inclusão”. A iniciativa é ainda cofinanciada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), através do Fundo Social Europeu (FSE).