Exposição "Movimento do Traço | José Mouga"
A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu abre as suas portas a uma nova exposição e convida a comunidade a mergulhar no universo daquele que é considerado um dos nomes maiores da arte contemporânea dos séculos XX e XXI – José Mouga.
Com curadoria de Luiz Antunes, bailarino, coreógrafo e, investigador, a exposição “Movimento do Traço” ocupa o edifício principal do Centro de Arte Contemporânea, permitindo ao público visitar uma seleção do universo visual de José Mouga. A mostra exibe um conjunto de 34 pinturas e 25 desenhos, que abrangem diversas fases e linguagens do percurso do artista plástico viseense.
José Mouga nasceu em Viseu no ano de 1942. Licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, com louvor e distinção, e obteve uma pós-graduação em Pintura na St. Martin's School de Londres como bolseiro da Fundação Gulbenkian, de 1973 a 1976.
Regressou a Portugal em 1976, fazendo de Lisboa a sua residência. Foi professor efetivo de Educação Visual, bem como responsável pelo Departamento de Pintura no Ar.Co e membro da sua Direção. Foi ainda professor e coordenador do curso de pintura do Instituto de Artes e Ofícios, da Universidade Autónoma de Lisboa. Faleceu a 27 de setembro de 2016, em Lisboa.