14 de Fevereiro de 2023

Em março, Viseu celebra os seus poetas e autores na 2ª edição do DIZER POESIA

Casa Amarela é o espaço-âncora do evento e acolhe Mercado do Livro, apresentações, podcasts, conversas e declamações de poesia. Luís Osório, rapper Mundo Segundo, Orquestra Juvenil de Viseu e Lena D’ Água são nomes confirmados no programa desta edição.

De 10 a 21 de março, a Cidade-Jardim acolhe a 2ª edição do DIZER POESIA, evento promovido pelo Município de Viseu. Ao longo de doze dias, a poesia é o ponto de partida para uma programação intensa e diversificada, que promete agradar a miúdos e graúdos, e que envolve oito espaços de Viseu.

Um Mercado do Livro, conversas com escritores e convidados especiais, podcasts, concertos, cinema, performances em torno do género literário e outras atividades compõem o “soneto” perfeito para esta iniciativa que marca o arranque da agenda cultural da cidade para 2023. Globalmente, a programação contempla cerca de 50 atividades para todos.

Neste regresso do DIZER POESIA, o Município de Viseu elege a Casa Amarela como espaço-âncora do evento, que acolheu durante cerca quatro décadas, entre 1960 e 2002, a Biblioteca Municipal, sendo este o ponto de encontro privilegiado para todos os amantes da literatura e, é claro, da poesia.

Para além disso, recorda e homenageia os poetas e autores de Viseu e, de forma especial, Judith Teixeira e Luís Miguel Nava, que dão nome às duas salas principais do evento; e evoca um dos maiores poetas portugueses contemporâneos, Eugénio de Andrade, no centenário do seu nascimento. Será a partir de excertos da sua poesia que as conversas vão acontecer.

É também na Casa Amarela que decorrerá um Mercado do Livro, na sala Luís Miguel Nava, que estará em funcionamento todos os dias da semana, proporcionando o contacto com diversos autores locais, nacionais e estrangeiros.

E porque a música é indissociável da palavra, é o rapper Mundo Segundo que protagoniza o grande concerto deste programa. Figura incontornável do hip-hop português e um dos mais ativos embaixadores do movimento, tem presença confirmada em Viseu a 17 de março, sexta-feira, pelas 22H00, no patamar exterior da Casa Amarela.

De destacar ainda dois outros espetáculos que pontuam a semana do DIZER POESIA.

Na noite de abertura, a 10 de março, sexta-feira, o Viriato Teatro Municipal recebe, pelas 21 horas, “Ficheiros Secretos”, uma performance do jornalista e escritor Luís Osório, que fará uma viagem pela história do último século português e pela vida de alguns dos protagonistas que marcaram o nosso tempo.

No teatro municipal de Viseu, o dia 21 de março, reserva um grande concerto, pelas 21 horas, que junta em palco a Orquestra Juvenil de Viseu e a cantora e compositora Lena D’Água. Será um espetáculo de relevo, que assinala o Dia Mundial da Poesia. 

Nesta 2ª edição, a poesia não ficará confinada entre quatro paredes, muito pelo contrário. Também na rua ela será declamada, vivida e sentida.

Com o “Poesia a pedido”, o Mercado dos Produtores e a Praça da República serão também eles palco principal para a palavra. “Peça que nós dizemos” irá desafiar todos aqueles que compram ou passeiam por estes locais a sugerir a leitura de um poema.

De 10 a 21 de março, os mais novos poderão também usufruir de um conjunto de atividades pensadas à sua medida.

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva disponibiliza um programa diversificado para as crianças e famílias com diversas oficinas dedicadas ao género literário, para além de um espetáculo de teatro, no dia 18 de março, protagonizado pelo Teatro Quadrilha, intitulado “Poemas numa teia para noite de Lua Cheia”. O Museu Almeida Moreira será igualmente um espaço com atividades dedicadas aos petizes.

Em parceria com a Zunzum – Associação Cultural, a instalação Panela de Ferro vai ocupar a Praça da República, com oficinas e atividades para toda a família, onde são todos convidados a “cozinhar poesia”.

O cinema integra também a programação do DIZER POESIA. Em parceria com o Cine Clube de Viseu, haverá lugar à exibição de filmes, oficinas de cinema e ainda sessões de curtas-metragens.

Nesta 2ª edição, o Município de Viseu lança uma OPEN CALL a todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, desafiando a sua criatividade e talento para apresentarem trabalhos e obras em torno de áreas como o spoken word, a poesia, o poetry slam, o stand-up ou o discurso convencional.

As candidaturas irão decorrer entre os dias 16 de fevereiro e 3 de março, havendo prémios pecuniários para os três primeiros lugares. Os resultados serão divulgados e apresentados publicamente na noite de 17 de março.

Ainda de destacar, nesta programação, é a realização de ações de sensibilização e de escrita criativa poética, que estão a ser desenvolvidas com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Viseu, no seguimento da dinamização e promoção da leitura e da escrita que tem vindo a ser realizada através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.

Os trabalhos resultantes deste desafio serão divulgados durante o DIZER POESIA, em especial na ação de rua “Poesia a pedido”, nos dias 11 e 18 de março.

No Dia Mundial de Poesia, a 21 de março, os viseenses e visitantes são convidados a sair à rua e a participar no Flash Mob “Há uma hora, há uma hora certa”, para dar voz à Palavra através do poema de Mário Cesariny.

A programação completa estará disponível pela consulta brevemente em www.visitviseu.pt.

A 2ª edição do DIZER POESIA é organizada pelo Município de Viseu. São parceiros do evento a Editora Edições Esgotadas, a Leya/Pretexto, a Bertrand, a FNAC, o Cine Clube de Viseu, a Zunzum – Associação Cultural, o Carmo’81, o Teatro Viriato e o Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão e a VISEU MARCA.