10 de Maio de 2024

APECV leva à Quinta da Cruz nova exposição que celebra o professor de artes visuais como artista

“Professor Artista” inaugura a 18 de maio. Exposição é da autoria do Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE) e coproduzida pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea

No próximo dia 18 de maio, pelas 17H30, a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea acolhe a inauguração da exposição “Professor Artista”, organizada pelo Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE) e coproduzida pela Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e a Quinta da Cruz - Centro de Arte Contemporânea.  

Esta exposição pretende dar a conhecer o professor de artes visuais como artista. Muitos professores, para além do seu trabalho docente, têm uma prática artística contínua, sendo para eles o processo artístico, um processo de reflexão constante, de inquietação e indagação.

“Com esta iniciativa, a APECV rende homenagem a uma artista, professora, que nos deixou memórias ricas de afetos, de singeleza, generosidade e sabedoria: a pintora Ana Bela Lacerda, a primeira professora artista que expôs no programa Arte e Educação da associação, em 2010, na sede da APECV da rua do Heroísmo, no Porto”, avança a organização.

A exposição reúne trabalhos de Ana Bela Lacerda; Emília Lopes; Teresa Torres; Rui Alexandre; Ângela Saldanha; Augusta Gaspar; Alexandra Baudouin; César Paulo; Maria José Maçães; Juliana Ferreira; Lúcia Ribeiro, Augusta Teixeira; José Dias; Rui Crespo; Gabriela Pereira; Catarina Ribeiro; Elsa Navarro; José Maló; Jesus Rebolho; Rui Fonseca; António Meireles Pinto; Rui Souto; Rosário Forjaz; Célia Ferreira; Alexandra Ribas; Isabel Medeiros & José Basto.

Esta é uma exposição que está inserida na programação do Dia Internacional dos Museus.