Educação, arte e ambiente de mãos dadas em mais uma edição do EDUCARTE, na Quinta da Cruz, em Viseu
Festival de Práticas Artísticas arrancou hoje. Até sexta-feira, Quinta da Cruz receberá mais de 600 crianças de Jardins de Infância e Escolas Básicas do concelho. No sábado, há oficinas e espetáculos para toda a família
Começou hoje, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu, mais uma edição do Festival EDUCARTE. Nos próximos cinco dias, o espaço museológico e de lazer acolhe uma programação diversificada, com oficinas temáticas e espetáculos, os quais cruzam as artes plásticas e performativas com a natureza e o ambiente.
Até sexta-feira, dia 7 de junho, o programa é vocacionado para a comunidade escolar, que aqui poderá expandir os seus conhecimentos e desenvolver o seu espírito crítico e criativo. Este ano, o EDUCARTE vai levar até à Quinta da Cruz 619 crianças, provenientes de 11 Jardins de Infância, Escolas Básicas e Instituições de apoio à pessoa com deficiência do concelho de Viseu.
Já o último dia, sábado, está reservado para os mais pequenos e as suas famílias. São seis as oficinas agendadas, a começar logo de manhã, que irão desafiar os petizes a colocar mãos à obra. Observar o sol, aplicar a técnica de stencil e construir um terrário são apenas algumas das experiências para as crianças e jovens. A participação nestas atividades é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do email quintadacruz@cmviseu.pt ou do telefone número 232 423 343 (chamada para a rede fixa nacional).
Destaque para uma oficina especial, promovida pela Associação Quinta Oficina, que levará muita animação às crianças do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, também neste sábado, intitulada o “O Tio Tónio e os seus Sobrinhos”. A partir de uma primeira atividade que se irá realizar de manhã, o palhaço Tio Tónio recebe as crianças para a criação/produção de momentos de animação, que serão depois levados à ala pediátrica, no período da tarde.
A encerrar o Festival EDUCARTE, pelas 17H30, estará o espetáculo “As Tormentas do Vasco na Cama”, uma comédia de animação teatral com música ao vivo, também ela dinamizada pela Associação Quinta Oficina. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
São parceiros na dinamização destas atividades a Associação Quinta Oficina, a APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, a Associação Cultural Mente de Cão, a Escola Secundária Viriato, a Casa da Ribeira, a Ofiuco – Associação de Divulgação de Astronomia e os dinamizadores Bártolo e Sandra, Gabriel Silva e Juliana Ferreira.
O EDUCARTE é organizado pelo Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea. Caraterizado como um Festival de Práticas Artísticas, apresenta-se como um evento transversal, cujos objetivos passam por envolver a comunidade na criação artística, fomentar o interesse pela diversidade cultural, a coesão social e a promoção da interculturalidade e da arte inerente ao concelho de Viseu, mas também sensibilizar os seus participantes para a importância de preservar e valorizar o ambiente.
Toda a programação pode ser consultada em www.cm-viseu.pt.