03 de Setembro de 2024
Em setembro, Campo de Viriato abre portas ao evento “Feira Franca de Viseu”
De 10 a 22, Município de Viseu promove um programação que celebra a cultura e a etnografia. Desfile Nacional do Traje Popular Português é estrela de um cartaz que conta ainda com a realização da Festa das Freguesias e as atuações de Tunas Académicas, Ranchos e Grupos Folclóricos e de Cantares, Grupos de Bombos e Zés Pereiras. Coro Mozart, Vox Visio Coral e Mara Pedro garantem a sua presença no palco da Praça de Viriato
A Feira de São Mateus encerra no próximo domingo, dia 8 de setembro, mas a animação no Campo de Viriato não termina por aqui e o mês que agora inicia promete trazer muitas novidades.
Evocando o cariz fundacional da feira franca, criada pela Carta de Feira concedida pelo Rei D. João I, em 1392, a Câmara Municipal de Viseu promove, entre os dias 10 e 22 de setembro, o evento "Feira Franca de Viseu”. Serão 13 dias de entrada gratuita, que convidam viseenses, visitantes e turistas a participar de uma programação vocacionada para a promoção e valorização de manifestações culturais tradicionais de raiz popular, locais e de âmbito nacional.
"É uma programação curta mas intensa, que exalta o melhor do nosso concelho, região e país, garantindo aos vários grupos e artistas um palco extra de promoção junto de viseenses e visitantes”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, destacando o facto do programa ser constituído, em 99%, pelos talentos da casa. "Com a realização da Feira Franca de Viseu, de entrada gratuita, a autarquia assegura a continuidade da Guardiã das Feiras Populares do país até ao feriado municipal, no formato de um grande evento, contribuindo para a manutenção da dinamização económica, social, recreativa e cultural”, sublinhou o autarca.
Setembro traz a Viseu o 27º Desfile Nacional do Traje Popular Português. No dia 21, a cidade será anfitriã deste grande evento anual, de enorme relevância cultural e social no país, organizado pela Federação do Folclore Português, com o apoio da autarquia viseense. A iniciativa reunirá mais de mil participantes de todas as regiões de Portugal Continental e da região autónoma da Madeira, os quais, no Campo de Viriato, irão apresentar os jeitos e preceitos do trajar d’antanho, exibindo as diferenças regionais e a multiplicidade de cores e texturas que constituem o Traje Popular Português. Através da valorização do traje, o Desfile constitui um importante contributo para a preservação da memória coletiva, perpetuando conhecimentos e técnicas artesanais ancestrais.
O fim de semana de 21 e 22 de setembro será também ele de celebração do mundo rural viseense, com a realização da 22ª Festa das Freguesias. O melhor dos produtos e tradições locais viaja até ao Campo de Viriato, naquela que é uma verdadeira montra agroalimentar, industrial, artesanal e cultural das 25 Freguesias que compõem o concelho.
Mas não só o folclore será protagonista neste evento. O fado, género musical português, Património da Humanidade, terá igualmente o seu lugar "estrela”, com diversas atuações. Desde logo, será resgatada a iniciativa "Augusto Hilário: Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, cujo cartaz musical, inicialmente agendado para junho passado, foi cancelado devido às condições meteorológicas adversas.
Neste âmbito, o palco da Praça de Viriato reserva, para os dias 13 e 14 de setembro, concertos muito especiais. No primeiro dia, do Grupo de Fados 7 Torres e do Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra; já no segundo, ouvir-se-á Fado de Lisboa, no feminino, pelas vozes de 5 grandes mulheres da música portuguesa, verdadeiras embaixadoras deste género musical, dentro e fora de portas. São elas Sónia Lisboa, Mara Pedro, Sílvia Mitev, Ana Sofia Costa e Glória Paiva. Fernanda Maciel e Marta Rosa serão as instrumentistas que acompanham o grupo.
Outros grandes espetáculos musicais estão reservados para as tardes e noites deste grande evento, com a "prata” da casa em destaque. A abertura oficial, na noite de 12 de setembro, conta com a atuação de Tunas Académicas de Viseu. Dois grandes coros infantojuvenis subirão a palco: o Coro Mozart tem presença confirmada para 15 de setembro e o Vox Visio Coral para 17. Também a reconhecida fadista viseense Mara Pedro irá assegurar a noite de encerramento, a 22 de setembro. A par destes, são mais de duas dezenas de Ranchos e Grupos Folclóricos e de Cantares que irão atuar no palco da Praça de Viriato, assim como cerca de 14 Grupos de Bombos e Zés Pereiras.
O evento "Feira Franca de Viseu” recupera o "sabor” das Festas Populares, trazendo ao recinto as Marchas vencedoras do Desfile e Concurso das Marchas dos Santos Populares 2024. Desfilarão no Picadeiro a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos da EB1 Viseu nº7 e Jardim de Infância de Santiago (marcha infantil), a Junta de Freguesia do Campo (marcha juvenil) e o Centro Cultural do Campo (marcha sénior), na noite do dia 19. Também nesta noite, a Associação Cultural, Recreativa e Social de Teivas irá presentear os visitantes com a exuberante e tradicional "Dança da Morgadinha”, um ex-líbris da comunidade de Teivas, ponto alto das anuais Cavalhadas de Teivas.
De 10 a 22 de setembro, o recinto do Campo de Viriato manter-se-á em funcionamento com os operadores da Feira de São Mateus que assim o desejarem, nomeadamente das diversões, restauração e bebidas e outros setores (artesanato, têxtil, agrícola e industrial, entre outros). O recinto estará de portas abertas todos os dias entre as 12 e as 24 horas.