Dia Mundial do Turismo celebrado com visita guiada à Muralha Romana e exposição na Loja de Turismo de Viseu
Data é assinalada a 27 de setembro com atividades gratuitas para todos os viseenses, sob o tema “Turismo e Paz”
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro. Este dia pretende demonstrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo. Em Viseu, o Município organizou atividades centradas na valorização turística da região.
A busca pela paz é um esforço contínuo, e o progresso através do turismo é mais relevante do que nunca. O setor pode desempenhar um papel vital como promotor da paz e do entendimento entre nações e culturas, e no apoio a processos de reconciliação. É nesta lógica que este ano, o Dia Mundial do Turismo, promovido pelo Turismo da ONU, tem como tema “Turismo e Paz”.
Estava inicialmente prevista uma visita ao Quartel do Corpo de Bombeiros Sapadores de Viseu como forma de transmitir uma mensagem relevante para todos os visitantes. No entanto, devido ao enorme esforço e dedicação dos soldados da paz à mais recente tragédia dos incêndios no nosso país, o Município de Viseu tomou a decisão de adiar a iniciativa e alterar o local da visita para o troço da Muralha Romana, localizada na Rua Formosa.
Assim, vai decorrer uma visita guiada aos vestígios das defesas romanas, das 10 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas, uma oportunidade para contactar e conhecer o património histórico da cidade de Viseu. Para isto, os visitantes devem apenas dirigir-se ao local neste período e aproveitar para descobrir mais acerca dos vestígios encontrados no subsolo da cidade viseense.
A celebração do dia conta ainda com a inauguração da exposição “Sussurros Persas no Barro de Bisalhães”, da artista iraniana Firoozeh Soltan Zadeh, agendada para as 16H30, na Loja de Turismo de Viseu, na Rua Formosa. Através do trabalho artesanal de Jorge Ramalho, artista plástico de Bisalhães, a autora proporciona uma viagem cultural com recurso à fusão dos seus desenhos com elementos antigos e tradicionais persas.
Até 15 de novembro, todos os visitantes vão ter a oportunidade de apreciar esta que é a sétima exposição da artista, que tem centrado o seu trabalho principalmente em ilustrações e pinturas de cerâmicas, guiado pela valorização da mulher e respeito pelo meio ambiente e pelos animais.